nó brasileiro do GBIF SiBBr

Laboratório de Produtos Florestais

Acronym: LPF

Description

O Laboratório de Produtos Florestais (LPF) foi criado em 1973 e, desde então, atua na área de tecnologia de madeira e outros produtos florestais, gerando, difundindo e transferindo conhecimento para contribuir com o desenvolvimento sustentável no setor florestal.

O LPF contribui para o atendimento da crescente demanda pela utilização dos recursos naturais, em consequência da política implementada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ao qual se vincula como Centro Especializado.

Contribution to the Atlas

O LPF possui o objetivo básico de desenvolver estudos e pesquisas e transferir tecnologias que conduzam à utilização sustentável dos recursos florestais. Fonte: Portal do LPF.

Collections

  1. Coleção de Culturas de Fungos Xilófagos Fungos filamentosos, em sua maioria, biodeterioradores da madeira. Classificados entre os Basidiomycota (maior parte dos isolados) e Ascomycota. Conhecidos por causarem as podridões branca, parda e mole na madeira e nos seus produtos. Fonte: Anna Sofya V. S. da Silva, Curadora da Coleção do LPF.
  2. Xiloteca Dr. Harry van der Slooten A coleção de madeiras do LPF é composta atualmente por 5.373 amostras de aproximadamente 2.000 espécies, organizada por famílias botânicas. O material é proveniente em sua maioria do bioma Amazônico, mas inclui também madeiras dos demais biomas brasileiros e de outros países, sendo obtidas por meio de coletas e de intercâmbios com outras xilotecas.

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Laboratório de Produtos Florestais.

Metadata last updated on 2022-12-07 13:58:44.0