Universidade Federal da Paraíba

Sigla: UFPB

Descrição

A Universidade Federal da Paraíba é uma Iinstituição autárquica de regime especial de ensino, pesquisa e extensão, vinculada ao MEC, com estrutura multi-campi e atuação nas cidades de João Pessoa, Areia, Rio Tinto e Mamanguape, e Bananeiras

Foi fundada em 1955, a partir da reunião de onze cursos de nível superior que já existiam no estado, entre eles o curso de Agronomia, que deu origem a universidade. Cinco anos depois, a Lei Nº 3.835 federalizou a universidade.

Foco da instituição

Geração e difusão do conhecimento que possa propiciar o desenvolvimento científico-tecnológico, socioambiental, econômico e cultural por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Coleções

  1. Herbário Jaime Coelho de Moraes O herbário é formado principalmente por plantas da Região Nordeste, especialmente do Brejo e Agreste da Paraíba. É composto por aproximadamente 18000 espécimes com destaque para as famílias Orchidaceae, Leguminosae e Gramineae.
  2. Herbário Lauro Pires Xavier O Herbário JPB foi iniciado em 1938, tendo como origem a coleção particular do Dr. Lauro Pires Xavier. Atualmente conta com ca. 37.000 exsicatas distribuídas, principalmente, entre Angiospermas, Algas e Fungos. Este material tem como procedência principal o estado da Paraíba, com destaque para material das famílias Rubiaceae, Solanaceae e Rhamnaceae.

Estatísticas de uso

Carregando...

Registros digitalizados

Procurando... o numero de registros que pode ser acessado através do SiBBr.

Clique para ver os registros para o Universidade Federal da Paraíba.

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-07 16:02:32.0