nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A coleção de Aracnídeos do MPEG compreende nove sub-coleções que correspondem às ordens recentes da Classe Arachnida com representatividade na Amazônia. Trata-se de uma coleção relativamente recente no Museu, sendo seus espécimes mais antigos coletados na década de 70, a maioria dos quais provenientes de coletas ocasionais na região da Serra dos Carajás. O esforço de amostragem de aracnídeos foi intensificado a partir do ano 2000, com a aplicação de protocolos estruturados que permitem o registro dos eventos de coleta em termos de unidades amostrais. A relevância científica da coleção tem aumentado desde então, com a ampliação da cobertura geográfica das amostras disponíveis e com o incremento da representatividade taxonômica do acervo. A coleção vem sendo utilizada como fonte de material para inúmeras revisões taxonômicas e já pode ser considerada a principal coleção de referência em aracnídeos da Amazônia Brasileira. Grande parte do material tombado está atualmente sob empréstimo à especialistas, o que denota o intenso uso que a comunidade científica vem fazendo da mesma. No momento, a coleção dispõem de 492 espécimes tipo (entre holótipos, parátipos e neótipos) referentes à 182 espécies.

Taxonomic range

O Objetivo é compor a base do conhecimento sobre a biodiversidade social e cultural da Amazônia. Testemunhas dos processos evolutivos que construíram esse bioma.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Aracnídeos do Museu Goeldi collection contains these significant collections:

Usage statistics

Metadata last updated on 2024-08-15 16:26:33.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Aracnídeos do Museu Goeldi collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection