Descrição

A Coleção de Bactérias da Amazônia é constituída por um patrimônio de significância científica, sendo um acervo composto de bactérias da Amazônia, isolados, identificados e conservados. As culturas bacterianas que compõe a CBAM são provenientes de isolados clínicos como por exemplo de orofaringe e fezes humanas, e provenientes de ambientes naturais como: água dos rios, igarapés e solos. As principais bactérias inseridas na Coleção são: Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Pseudomonas aeruginosas entre outras. O acervo é de relevante importância, uma vez que é composto por linhagens bacterianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileira, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana. A Coleção está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 956.

A coleção tem como objetivo adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Conservação: liofilização, congelamento a -20ºC. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, caracterização e identificação taxonômica e testes de resistência e sensibilidade de culturas.

The collection was established in 2003 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Eubacteria.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por espécimes bacterianas coletadas em alguns municípios do Amazonas como: Tefé, Iranduba, Coari e Manaus. A Coleção possui amostras ambientais dos substratos de solo e água e também amostras clínicas.

Australian states covered include: Amazonas.

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção de Bactérias da Amazônia collection é 704.

Destes 338 estão em base de dados. Isto representa 48,0 % da coleção.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-12 16:48:35.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção de Bactérias da Amazônia collection has an estimated 704 specimens.
A coleção está numa base de dados 48,0 % destes (338 registros).

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Bactérias da Amazônia collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção