Description

A Coleção de Bactérias da Amazônia é constituída por um patrimônio de significância científica, sendo um acervo composto de bactérias da Amazônia, isolados, identificados e conservados. As culturas bacterianas que compõe a CBAM são provenientes de isolados clínicos como por exemplo de orofaringe e fezes humanas, e provenientes de ambientes naturais como: água dos rios, igarapés e solos. As principais bactérias inseridas na Coleção são: Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Pseudomonas aeruginosas entre outras. O acervo é de relevante importância, uma vez que é composto por linhagens bacterianas isoladas de diferentes substratos da Amazônia brasileira, região ainda pouco explorada quanto à sua riqueza microbiana. A Coleção está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 956.

A coleção tem como objetivo adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Conservação: liofilização, congelamento a -20ºC. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, caracterização e identificação taxonômica e testes de resistência e sensibilidade de culturas.

The collection was established in 2003 and continues to the present.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Eubacteria.

Geographic range

A Coleção é constituída por espécimes bacterianas coletadas em alguns municípios do Amazonas como: Tefé, Iranduba, Coari e Manaus. A Coleção possui amostras ambientais dos substratos de solo e água e também amostras clínicas.

Australian states covered include: Amazonas.

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Bactérias da Amazônia collection is 704.

Of these 338 are databased. This represents 48.0 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-12 16:48:35.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Bactérias da Amazônia collection has an estimated 704 specimens.
The collection has databased 48.0 % of these (338 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Bactérias da Amazônia collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection