nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A história da ornitologia no Brasil se confunde com a história da formação e consolidação da coleção ornitológica do MPEG. Iniciada no final do século XIX por Emílio Goeldi como a primeira coleção ornitológica científica do Brasil e consolidada a partir de 1905 por Emilie Snethlage, a coleção de aves do MPEG alcançou, desde seu início, uma grande importância a nível internacional no estudo da avifauna Amazônica. Após a fase de reestruturação do MPEG em 1955, a situação não foi diferente. Sob a curadoria do Dr. Fernando C. Novaes (1955 – 1997), a coleção de aves do MPEG foi ampliada e modernizada nos melhores moldes internacionais, tendência continuada pelos três curadores que seguiram: David C. Oren (1997-2001), Maria Luiza Videira (2001-2005) e Alexandre Aleixo (a partir de 2005).

Atualmente, além de contar com o segundo maior acervo ornitológico nacional (aproximadamente 80.000 peles, 12.850 peças de meio líquido e 4.000 esqueletos), as coleções de aves do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) possuem a maior coleção de tecidos de aves silvestres do Brasil, com mais de 27.500 amostras, seguindo, portanto, a tendência mundial de integrar acervos tradicionais à acervos voltados ao estudo de sistemática molecular e genética populacional.

Para se ter uma ideia do impacto das coleções ornitológicas do MPEG nos cenários nacional e internacional, só nos últimos cinco anos, 16 novas espécies de aves desconhecidas da ciência foram descritas com base em material depositado no MPEG, aumentando significativamente o acervo de espécimes tipo da coleção para 120 holótipos e parátipos. Além da descrição de novos táxons, as coleções ornitológicas do MPEG serviram de base, nesse período, para mais de 100 publicações sobre anatomia, taxonomia, sistemática molecular, distribuição, biogeografia e ecologia de aves, sobretudo da região Amazônica. Nesse mesmo período, foram feitas mais de 150 visitas e/ou empréstimo de material da coleção a pesquisadores e alunos brasileiros de outros estados além do Pará e estrangeiros.

O objetivo da coleção é compor a base do conhecimento sobre a biodiversidade social e cultural da Amazônia sendo testemunhas dos processos evolutivos que construíram esse bioma.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Ornitológica do Museu Goeldi collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção anatômica
  • Sub-coleção de ninhos
  • Sub-coleção osteológica
  • Sub-coleção de ovos
  • Sub-coleção de peles e penas
  • Sub-coleção de tecidos

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-09-10 13:28:31.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Ornitológica do Museu Goeldi collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection