Description

A Coleção Mastozoológica , com seus mais de 45 mil registros, é considerada a maior coleção de mamíferos amazônicos, com muitos espécimes antigos de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada (Panthera onca) e o peixe-boi (Trichechus inunguis). Os esforços que viabilizaram a criação e enriquecimento deste acervo remontam ao final do século XIX, em particular com as contribuições do naturalista Emílio Goeldi.

Todas as ordens de mamíferos neotropicais são representadas por exemplares na coleção, contudo a maior diversidade taxonômica e geográfica são para Chiroptera, Rodentia, Primates e Didelphimorphia. Além da predominância amazônica, existem espécimes do Cerrado, Caatinga e da Floresta Atlântica.

Nos últimos anos ocorreram atividades de pesquisa em áreas de Cerrado e transição Cerrado-Amazônia, fato que contribuiu para um incremento significativo da coleção. Na coleção há mais de 250 espécies nominais, com indivíduos conservados em via úmida (álcool) e via seca, contendo peles taxidermizadas, crânios e ossaturas pós-cranianas. A coleção conta com 50 espécimes tipo, dos quais dez holótipos, 38 parátipos e dois lectótipos.

Taxonomic range

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-06-09 12:34:03.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Mastozoológica do Museu Goeldi collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection