nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário BHCB é o maior do Estado de Minas Gerais, e foi iniciado em 1969 com uma coleção quase exclusivamente de plantas “medicinais” cultivadas e espécimes oriundos do Herbário da Faculdade de Farmácia de Ouro Preto. A incorporação do Herbário BHMH (Museu de História Natural da UFMG) ao Herbário BHCB permitiu o aumento da coleção de grande interesse histórico. Atualmente o BHCB possui ca. 125.000 exsicatas, sendo a maioria de Angiospermas, mas com coleção expressiva de Pteridófitas (ca. 18.000); há ca. 280 Tipos Nomenclaturais de plantas vasculares.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário da Universidade Federal de Minas Gerais collection contains these significant collections:

  • Coleção de Bryophyta (Bryophyta - BHCB) - A coleção de briófitas do BHCB é ainda bastante pequena, abrigando atualmente cerca de 380 exemplares, em sua maioria coletados em Minas Gerais, provenientes de diferentes ecossistemas como Cerrado sensu strictu, Afloramentos rochosos graníticos e ferruginosos, Matas de galeria e Florestas semidecíduas. Esforços crescentes para a ampliação da coleção, bem como para determinação dos exemplares nela contidos têm sido feitos nos dois últimos anos (20142015), o que resultará, em breve, em um enriquecimento desta relevante coleção.
  • Coleção de Licófitas e Samambaias (SL - BHCB) - O acervo de licófitas e samambaias conta com mais de 25.000 espécimes oriundos de diversos estados brasileiros, sendo Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Pará os mais bem representados na coleção. Além disso, há espécimes da Bolívia, Panamá e México.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-11-20 18:25:15.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário da Universidade Federal de Minas Gerais collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection