nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC), vinculado a CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), foi criado em 1964 com o intuito de conhecer e documentar a flora do sul da Bahia e algumas áreas ao norte do estado do Espírito Santo, regiões onde estavam sendo implementadas a lavoura cacaueira (Theobroma cacau L.). Após dez anos, o acervo do herbário começou a se expandir sendo indexado no Index Herbariorum no final da década de 70’, quando abrigava ca. 35.000 exemplares. Hoje o Herbário CEPEC possui um acervo com ca. 160.000 exsicatas, sendo um dos maiores herbários do Nordeste e destaca-se pela sua representatividade de coleções em remanescentes de Floresta Atlântica, principalmente nos estados da Bahia e do Espírito Santo. Mantém principalmente coleções oriundas da Mata Atlântica do sul da Bahia e norte do Espírito Santo, a chamada “Hiléia Baiana” que inclui registros da Restinga, Floresta Ombrófila densa de terras baixas, submontanas e montanas. Possui também significativas e importantes coletas da Caatinga e do Cerrado incluindo os campus rupestres, especialmente de áreas da Cadeia do Espinhaço. Também está associada à coleção uma xiloteca (CEPECw) com 367 amostras de madeiras, a maioria da região sul da Bahia.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário do Centro de Pesquisas do Cacau collection contains these significant collections:

  • Coleção Xiloteca do CEPEC
  • Coleção Micológica do CEPEC - Micro e macrofungos da Mata Atlântica do sul da Bahia, principalmente sapróbios e decompositores.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-04-05 19:58:49.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário do Centro de Pesquisas do Cacau collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection