nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário BOTU está registrado no Index Herbariorum e conta com um acervo de cerca de 27.000 espécimes vegetais de locais diversos, mas principalmente da região de Botucatu, além de uma coleção de frutos e sementes com amostras predominantes do cerrado regional, com relevância para o estado de São Paulo. É o depositário dos materiais botânicos relativos aos diversos projetos de pesquisa e às Dissertações e Teses dos diferentes Programa de Pós-Graduação do Campus de Botucatu e outros. No momento temos a seguintes coleções especiais: Erythroxylaceae; Flora da Serra da Mantiqueira; Plantas do Cerrado Paulista; Plantas do Litoral de São Paulo e Serra do Mar; Coleção Porto Primavera; Coleção Cerrado 13 de maio; Plantas Tóxicas e Medicinais do Cerrado Paulista; Plantas de Humaitá/AM; Coleção Cerrado de Pratânia; Coleção de Fungos Liquenizados.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário Irina Delanova Gemtchújnicov collection contains these significant collections:

  • Coleção de Fungos do Herbário Irina Delanova Gemtchújnicov - O acervo micológico da coleção BOTU-Fungi compreende cerca de 500 exemplares coletados, especialmente na região central do Estado de São Paulo. As famílias mais representativas em número de espécies são Arcyriaceae e Stemonitidaceae.
  • Xiloteca da Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil (BOTUw) - A Xiloteca "Profa Dra Maria Aparecida Mourão Brasil" (BOTUw), localizada na UNESP, Campus de Botucatu, tem como principal finalidade apoiar estudos científicos em madeiras. É fonte importante de informações para o pesquisador, fornecendo possibilidades de identificação e resgate de dados sobre procedência, coletores, local onde estão depositadas as exsicatas e outras informações que auxíliam o pesquisador em seus estudos. A coleção consiste de doações recebidas de diferentes xilotecas de todo o mundo (USDA-Forest Service, EUA; Swiss Federal Institute of Techonology Zurich, Suíça; Centre Technique Forestier Tropical, França; Instituut voor Systematische Plantkunde, Rijksuniversiteit Utrecht, Holanda; Instituto de Ecologia, México;; Royal Botanic Gardens, Kew, Inglaterra; Museo di Storia Naturale del Museo Botânico, Universita Degli Studi di Firenze, Istituto per la Ricerca Sul Legno, Firenze, Itália; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Reserva Natural de Linhares, Brasil) como também amostras de espécies do cerrado da região centro-oeste do estado de São Paulo. Contém mais de 2.400 amostras de madeiras (cerca de 570 gêneros que estão incluídos em 126 famílias), com ênfase nas espécies de regiões tropicais. A partir de 2004 sistematizamos as coletas e incluímos periodicamente amostras de espécies lenhosas de vários habitat, principalmente do cerrado do estado de São Paulo. Tivemos o apoio financeiro da Fapesp em vários projetos (Processos 00/12469-3, 05/59499-8, 09/17778-9). A coleção está organizada em armários de aço por ordem de família. As amostras provenientes de doações têm suas respectivas exsicatas nos herbários dos Institutos de origem e as amostras coletadas na região de Botucatu têm suas exsicatas depositadas no Herbário "Irina D. Gemtchujnicov" (BOTU) da UNESP, Campus de Botucatu.

Usage statistics

Metadata last updated on 2024-01-26 21:22:32.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Irina Delanova Gemtchújnicov collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection