nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário R consta do Index Herbariorum com a sigla R, e estima-se que a coleção possua cerca de 550.000 exemplares, sendo 95% destes de plantas vasculares. Além dos números da coleção, o Herbário apresenta grande importância histórica por ter como depositários Glaziou, Freire Allemão, Brade, Hoehne, Lutz, Riedel, Schwacke, Sellow, e o próprio Imperador Dom Pedro II. No universo de espécimes coletados, merecem destaque às coleções procedentes da Amazônia Legal, Expedições do Marechal Rondon, Alberto Sampaio, Polo Noroeste, Alto Xingu, Fernando de Noronha, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, dentre outras. A coleção de tipos nomenclaturais possui um total de 5.600 exemplares e faz parte do Projeto "Latin American Plants Iniciative" (LAPI) da Fundação Mellon.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário R do MNRJ collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Bryophyta - A coleção de briófitas (R-Bryophyta) inclui material coletado por muitos naturalistas estrangeiros, principalmente durante o século XIX, cobrindo diferentes biomas do Brasil e do exterior (por exemplo, E. Ule, P. Dusén, P. von Luetzelburg, A. Sehnem, J. Vattimo, A.C. Brade, Hattori). A coleção R-Bryophya consiste em aproximadamente 5711 (1% da coleção geral) espécimes distribuídos em Musgos (4488), Hepáticas (1223), incluindo 254 Typi. O acervo está organizado em armários compactadores e em ordem alfabética, encontrando-se em bom estado de preservação. Atualmente, o acervo de briófitas do herbário R está em processo de informatização. É uma coleção ativa e em contínuo crescimento.
  • Sub-coleção de R-Tipos
  • Sub-coleção de Criptogamos - A sub-coleção de criptógamos do herbário R reúne coletas realizadas, principalmente, por naturalistas estrangeiros durante o século XIX, como E. Ule, P. Dusén, P. von Luetzelburg, G.O.A. Malme, A. Sehnem, J. Vattimo, T.W.N. Becket, A.Puttteman, dentre outros. Reúne, hoje, um total de aproximadamente 16.800 (3% da coleção geral) espécimes distribuídos em briófitas (6300), fungos (1800), fungos liquenizados (2700) e algas (6000), abrangendo distintas formações vegetais e ambientes aquáticos do Brasil e do exterior. O acervo está organizado em armários compactadores e em ordem alfabética, encontrando-se em bom estado de preservação. Atualmente, o acervo de criptógamos do herbário R está em processo de informatização. É uma coleção ativa e em contínuo crescimento.
  • Sub-coleção de Algae - A sub-coleção de algas (R-Algae) inclui material coletado por muitos naturalistas estrangeiros, principalmente durante o século XIX, cobrindo ambientes aquáticos distintos do Brasil e do exterior (por exemplo, E. Ule, P. von Luetzelburg, Lenormand Collection, Prouet, Rabenhorst). A coleção R-Algae consiste em 2814 exsicatas de macroalgas, (2197) e de microalgas (617), espécimes preservados em líquido, especialmente microalgas continentais, representando um total de 4560 frascos, além da coleção de diatomáceas composta por 80 lâminas permanentes. As algas R representam 1,5 % do total da coleção geral, incluindo 12 Typi. A coleção é organizada em armários compactadores e em ordem alfabética e está em boas condições. Atualmente, o material está em processo de informatização. É uma coleção ativa e em constante crescimento.
  • Sub-coleção de fungi - A coleção de fungos do herbário R reúne coletas realizadas, principalmente, por naturalistas estrangeiros durante o século XIX, como E. Ule, Malme, Santersson, Rick, Corner, Kimmerle, Hioram. Reúne, hoje, um total de aproximadamente 4553 (ca. 1% da coleção geral) espécimes distribuídos em fungos (2039) e fungos liquenizados (2514), abrangendo distintas formações vegetais do Brasil e do exterior. O acervo está organizado em armários compactadores e em ordem alfabética, encontrando-se em bom estado de preservação. Atualmente, o acervo de fungos do herbário R está em processo de informatização. É uma coleção ativa e em contínuo crescimento.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-05-26 16:41:14.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário R do MNRJ collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection