Descrição

Coleção iniciada em 1951, a partir de coleções de Pe. Eugenio Leite na Serra do Baturité, Ceará, como apoio às aulas do Colegio Anchieta, em Nova Friburgo. Reúne aproximadamente 6.000 espécimens, em sua grande maioria da região serrana de Nova Friburgo, incluindo áreas urbanas, onde se destacam as espécies de samambaias e licófitas, constituindo importante fonte de representação da flora deste município nas décadas de 50 e 60. Assim como em sua constituição, o acervo tem sido acrescido por amostras provenientes de áreas naturais urbanas, agora na cidade do Rio de Janeiro.

O Herbário Friburguense (FCAB) foi fundado pelos padres jesuitas do Colégio Anchieta de Nova Friburgo em 1948 e lá permaneceu até 1999, quando foi transferido para curadoria da Puc-Rio em janeiro de 2000. Inicialmente representado pelas coleções do Pe Eugenio Leite nos arredores de Nova Friburgo, as quais constituem a coleção histórica, o acervo possui 6.000 espécies catalogadas, cujas famílias com maior riqueza de espécies são: Amaranthaceae, Leguminosae, Gramineae, Melastomataceae, Orchidaceae, Compositae, Rubiaceae, entre outras.

O Herbário Friburguense mantém intercâmbio com várias instituições de botânica no Brasil e exterior encontra-se, atualmente, em processo de informatização, e está integrado ao Instituto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil (INCT Herbário Virtual) o qual tem como missão prover à sociedade em geral, ao poder público e comunidade científica, em especial, infraestrutura de dados de qualidade de acesso público e aberto integrando as informações dos acervos do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro, depositadas em acervos do exterior.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Plantae.

The Herbário Friburguense collection inclui membros dos seguintes taxa:
AmaranthaceaeLeguminosae, Gramineae, Melastomataceae, Orchidaceae, Compositae and Rubiaceae.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-19 21:11:42.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Herbário Friburguense collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção