nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário Friburguense (FCAB) teve sua fundação em 1951 pelos padres jesuítas do Colégio Anchieta de Nova Friburgo. Por quase meio século, a coleção de plantas desidratadas foi mantida pelos jesuítas estabelecidos nesse colégio, até que em 1999 foi transferida para a curadoria da PUC-Rio. Esta coleção é uma fonte inestimável de informações sobre a flora brasileira, especialmente para estudos da região serrana fluminense, áreas verdes urbanas da cidade do Rio de Janeiro e remanescentes florestais da Floresta Atlântica em geral. Com cerca de 7.500 registros, predominantemente de plantas vasculares, mas também com algumas amostras de musgos, algas, fungos e liquens, os dados dessas amostras estão disponíveis on-line para toda a sociedade, sendo o herbário um testemunho da dedicação da Companhia de Jesus à educação e ao conhecimento. Além de 15 amostras Typus, o herbário apresenta uma riqueza taxonômica significativa, com destaque para as famílias Amaranthaceae, Asteraceae, Fabaceae, Melastomataceae, Rubiaceae, Poaceae, entre outras. O Herbário dispõe ainda de importante patrimônio bibliográfico, com obras raras, tais como: Flora Brasiliensis de Martius; Flora Fluminensis de Velllozo; Compendio Pratico di Medicina, Chirurgia, Farmacia e Botanica de Antonacci, Elementos de Botanica Geral e Medica de Caminhoá, entre outras. Assim com sua história e importância, o Herbário Friburguense é uma valiosa contribuição para o estudo e preservação da biodiversidade brasileira.

O Herbário Friburguense mantém intercâmbio com várias instituições de botânica no Brasil e no exterior e encontra-se, atualmente, em processo de digitalização de seu acervo. Os dados de suas amostras estão disponíveis através das plataformas JABOT e Specieslink, estando integrado também ao Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil (INCT - Herbário Virtual), ao SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira) e ao GBIF (Global Biodiversity Information Facility). O Herbário tem como missão preservar e catalogar amostras vegetais, subsidiando estudos botânicos que aprimorem o conhecimento e conservação da flora, especialmente de Nova Friburgo e da cidade do Rio de Janeiro, servindo como espaço didático e infraestrutura de apoio às pesquisas realizadas pelos docentes e discentes do curso de Biologia da PUC-Rio e de outros cursos e instituições.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Eubacteria, Fungi, Plantae and Protista.

The Herbário Friburguense collection includes members from the following taxa:
Amaranthaceae, Leguminosae, Gramineae, Melastomataceae, Orchidaceae, Compositae and Rubiaceae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2023-10-18 19:31:38.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Friburguense collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection