Description

Coleção iniciada em 1951, a partir de coleções de Pe. Eugenio Leite na Serra do Baturité, Ceará, como apoio às aulas do Colegio Anchieta, em Nova Friburgo. Reúne aproximadamente 6.000 espécimens, em sua grande maioria da região serrana de Nova Friburgo, incluindo áreas urbanas, onde se destacam as espécies de samambaias e licófitas, constituindo importante fonte de representação da flora deste município nas décadas de 50 e 60. Assim como em sua constituição, o acervo tem sido acrescido por amostras provenientes de áreas naturais urbanas, agora na cidade do Rio de Janeiro.

O Herbário Friburguense (FCAB) foi fundado pelos padres jesuitas do Colégio Anchieta de Nova Friburgo em 1948 e lá permaneceu até 1999, quando foi transferido para curadoria da Puc-Rio em janeiro de 2000. Inicialmente representado pelas coleções do Pe Eugenio Leite nos arredores de Nova Friburgo, as quais constituem a coleção histórica, o acervo possui 6.000 espécies catalogadas, cujas famílias com maior riqueza de espécies são: Amaranthaceae, Leguminosae, Gramineae, Melastomataceae, Orchidaceae, Compositae, Rubiaceae, entre outras.

O Herbário Friburguense mantém intercâmbio com várias instituições de botânica no Brasil e exterior encontra-se, atualmente, em processo de informatização, e está integrado ao Instituto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil (INCT Herbário Virtual) o qual tem como missão prover à sociedade em geral, ao poder público e comunidade científica, em especial, infraestrutura de dados de qualidade de acesso público e aberto integrando as informações dos acervos do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro, depositadas em acervos do exterior.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

The Herbário Friburguense collection includes members from the following taxa:
AmaranthaceaeLeguminosae, Gramineae, Melastomataceae, Orchidaceae, Compositae and Rubiaceae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-19 21:11:42.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Friburguense collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection