nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Fundado em 1939 pelo Prof. Prisco Bezerra, recebeu inicialmente o nome de Herbário da Escola de Agronomia do Ceará com a sigla EAC, que permanece até os dias atuais. Em 1970, o herbário foi transferido para o Departamento de Biologia, passando a ser designado com o nome de Herbário Prisco Bezerra.

Em 1981, o herbário passou a fazer parte do cadastro internacional dos herbários, Index Herbariorum, que é mantido pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York. Também participa da Rede Brasileira de Herbários (RBH), mantida pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), e o INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF), parte integrante do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia que é coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

A partir de 2003, é reconhecido como instituição Fiel Depositária de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), órgão de caráter deliberativo e normativo ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O Herbário EAC é o principal acervo de plantas desidratadas (secas) do estado do Ceará, tendo seu valor histórico e científico reconhecidos nacional e internacionalmente.

É uma fonte de consulta para professores e alunos de vários cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de outras instituições do país, que têm as plantas como objeto de estudo.

A coleção do Herbário EAC conta, atualmente, com cerca de 61.500 amostras, abrangendo representantes de Algas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. A coleção de tipos nomenclaturais tem cerca de 150 amostras. Toda essa inestimável coleção está informatizada no sistema Brahms (Botanical Research and Herbarium Management Software), software desenvolvido e disponibilizado pela Universidade de Oxford.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-21 00:04:03.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Prisco Bezerra collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection