nó brasileiro do GBIF SiBBr

Universidade Federal do Ceará

Acronym: UFC

Description

A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública. Foi criada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembro de 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte.

Sediada em Fortaleza, a UFC é um braço do sistema do Ensino Superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade abrangendo todas as áreas de conhecimento.

Contribution to the Atlas

Formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, científicos, artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará.

Collections

  1. Coleção Herpetológica do Núcleo Regional de Ofiologia da UFC Coleção Herpetológicado Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará contém espécimes de anfíbios (9.000 exemplares) e Répteis (15.000 exemplares). A coleção abriga, ainda, o acervo da Coleção Herpetológica da Universidade Regional do Cariri com 13.000 exemplares e uma coleção anexa de tecidos (6.000 tecidos).
  2. Coleção Ictiológica Dias da Rocha - CIDRO - A A Coleção Ictiológica Dias da Rocha – CIDRO – Série A foi fundada pelo Professor Melquíades Pinto Paiva em 1962 com o objetivo de inventariar a ictiofauna Marinha do Nordeste brasileiro. Inicialmente cerca de 75 exemplares de peixes marinhos do Nordeste foram depositados na coleção da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará, o atual Labomar/UFC...
  3. Coleção Ictiológica Dias da Rocha - CIDRO B A Coleção Ictiológica Dias da Rocha - CIDRO - Série B surgiu a partir da extensão da então CIDRO - Série A a partir de 29 de fevereiro de 2016. O acervo foi fundado a partir de exemplares coletados pelos pesquisadores Dr. João Eduardo P. de Freitas, Me. Caroline C. de Paiva, Dr. Vicente V...
  4. Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews Em 1966, foi criada a coleção malacológica da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo professor Henry Ramos Matthews. Atualmente, esse acervo faz parte da Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews (CMPHRM), que é composta por duas séries: Série A , localizada no Instituto de Ciências do Mar, e Série B situada no Departamento de Biologia, ambos da UFC...
  5. Herbário Prisco Bezerra Fundado em 1939 pelo Prof. Prisco Bezerra, recebeu inicialmente o nome de Herbário da Escola de Agronomia do Ceará com a sigla EAC, que permanece até os dias atuais. Em 1970, o herbário foi transferido para o Departamento de Biologia, passando a ser designado com o nome de Herbário Prisco Bezerra.

Usage statistics

Loading...

Digitised records

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr.

Click to view records for the Universidade Federal do Ceará.

Metadata last updated on 2019-08-21 00:03:49.0