Description

A Coleção de Listeria (CLIST), situada no Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO), dedica-se à identificação, preservação, armazenamento, distribuição e caracterização e identificação de bactérias de interesse médico, veterinário e de transmissão por alimentos, epidemiologicamente relacionadas às zoonoses. Além de desenvolver projetos de pesquisa específicos, a CLIST presta serviços especializados a instituições públicas de pesquisa e ensino ou ainda setores da indústria, como: depósito, identificação e caracterização antigênica de isolados originais depositados ou não no acervo; na distribuição de cepas de referência, com a finalidade de desenvolver pesquisas científicas e no treinamento de recursos humanos e consultoria técnico-científica em suas áreas de atuação.

O acervo engloba bactérias patogênicas pertencentes aos gêneros Listeria e Yersinia provenientes de diversas fontes de infecção e transmissão. A CLIST tem uma expansão continua, preocupando-se principalmente, em manter viáveis as cepas de Listeria spp. e Yersinia spp. isoladas de diversas fontes e regiões do país e/ou exterior. Via de regra, as cepas se originaram de projetos de pesquisa acadêmicas ou da rede de laboratórios oficiais de saúde pública e instituições privadas, além das cepas de referência. A CLIST é filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 947.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Archaebacteria and Eubacteria.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-12 18:00:53.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Listeria collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection