nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbarium Anchieta foi fundado em 1932, no Colégio Anchieta, Porto Alegre, RS, por Balduíno Rambo, daí a sigla PACA (Porto Alegre, Colégio Anchieta). Atualmente encontra-se no Instituto Anchietano de Pesquisa/UNISINOS, São Leopoldo, RS. Conta com um acervo de aproximadamente 140.000 exemplares abrigando as coleções históricas e científicas de Balduíno Rambo (Flora Brasiliae Australis-Angiospermas), a coleção de Aloysio Sehnem (Plantas do sul do Brasil – Pteridófitas e Briófitas), a coleção de Johannes Evangelista Rick, considerado “pai da micologia brasileira” (Fungi Rickiani– Fungos), sendo esta uma das maiores coleções da América Latina, a coleção de Tipos nomenclaturais com cerca de 600 exemplares, uma coleção de madeiras e as coletas de pesquisadores associados. O herbário ainda conta com um amplo espaço para armazenamento, conservação e curadoria das coleções, atendimento a alunos, professores e pesquisadores visitantes e uma biblioteca setorial especializada com obras raras, livros, periódicos nacionais e internacionais.

O herbário mantém intercâmbio com outros herbários nacionais e internacionais, através de empréstimos, permutas e doações integradas ás pesquisas. Além disso, o herbário recebe frequentemente visitas de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, que utilizam o acervo para desenvolver monografias de conclusão de curso, dissertações e teses. Também mantém intercâmbio, através da Revista Pesquisas, Botânica.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-11-07 17:32:13.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbarium Anchieta

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection