Descrição

A Coleção Científica de Serpentes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi iniciada em 1986 com o objetivo de preservar os ofídios que representam a fauna do estado de Minas Gerais. Inicialmente, os animais tombados na coleção eram provenientes apenas de doações feitas ao serpentário da Funed. Com o crescimento do acervo e sua inclusão em um banco de dados nacional de coleções biológicas, a coleção passou a ser reconhecida nacionalmente. Com este advento, animais provindos de estudos ambientais, resgates de fauna, pesquisas, mestrados e doutorados também passaram a ser depositados nessa coleção.

Atualmente, são conhecidas aproximadamente 405 espécies de serpentes no Brasil. Dessas, apenas 64 são consideradas peçonhentas e 341 não peçonhentas. Minas Gerais desponta como o segundo estado brasileiro com maior riqueza de espécies de serpentes, sendo conhecidas até o momento cerca de 159 espécies. Após 31 anos de existência, a coleção de serpentes da Funed é considerada o maior acervo científico de serpentes de Minas Gerais e possui, atualmente, mais de 3600 animais tombados. Destes, aproximadamente 40% são exemplares de espécies peçonhentas. Com o propósito de contribuir para o crescimento do conhecimento sobre a herpetofauna brasileira, vários pesquisadores visitam a coleção ou solicitam o empréstimo de espécimes para a realização de investigações científicas.

Além da realização de pesquisas, a coleção também atua na divulgação científica sobre os animais peçonhentos. São realizadas diversas atividades voltadas para todos os públicos, além do desenvolvimento e disponibilização de materiais educativos sobre serpentes, aranhas e escorpiões. O setor atua também na capacitação de estudantes por meio de bolsas de estágio para alunos de universidades e bolsas de iniciação científica júnior para alunos do ensino médio de escolas públicas.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-10-15 14:52:24.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção Científica de Serpentes da FUNED collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção