nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção Científica de Serpentes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi iniciada em 1986 com o objetivo de preservar os ofídios que representam a fauna do estado de Minas Gerais. Inicialmente, os animais tombados na coleção eram provenientes apenas de doações feitas ao serpentário da Funed. Com o crescimento do acervo e sua inclusão em um banco de dados nacional de coleções biológicas, a coleção passou a ser reconhecida nacionalmente. Com este advento, animais provindos de estudos ambientais, resgates de fauna, pesquisas, mestrados e doutorados também passaram a ser depositados nessa coleção.

Atualmente, são conhecidas aproximadamente 405 espécies de serpentes no Brasil. Dessas, apenas 64 são consideradas peçonhentas e 341 não peçonhentas. Minas Gerais desponta como o segundo estado brasileiro com maior riqueza de espécies de serpentes, sendo conhecidas até o momento cerca de 159 espécies. Após 31 anos de existência, a coleção de serpentes da Funed é considerada o maior acervo científico de serpentes de Minas Gerais e possui, atualmente, mais de 3600 animais tombados. Destes, aproximadamente 40% são exemplares de espécies peçonhentas. Com o propósito de contribuir para o crescimento do conhecimento sobre a herpetofauna brasileira, vários pesquisadores visitam a coleção ou solicitam o empréstimo de espécimes para a realização de investigações científicas.

Além da realização de pesquisas, a coleção também atua na divulgação científica sobre os animais peçonhentos. São realizadas diversas atividades voltadas para todos os públicos, além do desenvolvimento e disponibilização de materiais educativos sobre serpentes, aranhas e escorpiões. O setor atua também na capacitação de estudantes por meio de bolsas de estágio para alunos de universidades e bolsas de iniciação científica júnior para alunos do ensino médio de escolas públicas.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-10-15 14:52:24.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Científica de Serpentes da FUNED collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection