nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário da Reserva Ecológica do IBGE foi criado em 1977 com a doação de mil duplicatas da coleção do seu fundador, Engº Agrônomo Ezechias Paulo Heringer, então Chefe do extinto Departamento Regional de Pesquisas Ecológicas (DERPE) do IBGE-DF. Os pesquisadores do referido Departamento iniciaram um intenso programa de coleta na área da Reserva, posteriormente, na região da Bacia do São Bartolomeu – DF. Essas coletas estenderam-se de 1979 a 1981, resultando no montante de cerca de 8 mil exsicatas. Dessa forma, foi oficialmente registrado na International Association for Plant Taxonomy (IAPT), sendo o registro publicado na Revista Taxon, vol.29(4), pág.522 de 1980, sob a sigla IBGE.

Em 2019 foram contabilizadas cerca de 83 mil exsicatas para o Herbário IBGE. Deste acervo, cerca de 80% dos espécimes são o resultado de coletas realizadas por pesquisadores do IBGE, Universidade de Brasília e Embrapa-Cenargen envolvidos no Projeto “Biogeografia do Bioma Cerrado”, principalmente, na Chapada dos Veadeiros (GO) e Chapadas Pratinha (GO e MG) e Espigão Mestre do São Francisco (BA e MG).

O herbário possui uma área de 350 m². A temperatura desta área é mantida entre 18 e 22 º C e a umidade relativa do ar abaixo de 55%. A desinfecção do material é feita através de fumigação anual e a passagem do material pelo “freezer” por 72 horas sempre que necessário.

Devido à dinâmica de coleta e de identificação científica do material coletado, o acervo do IBGE é considerado um dos melhores do Brasil dentro da área de sua atuação – o Cerrado. Possui uma das melhores coleções de gramíneas dos cerrados brasileiros.

Todo o material botânico coletado, via de regra, tem uma duplicata encaminhada ao herbário com especialista daquele grupo de plantas. O herbário mantém contato com cerca de 1.300 taxonomistas no Brasil, América do Sul e do Norte e Europa,

Atualmente, o Herbário IBGE está em processo avançado de informatização e digitalização, sendo o banco de dados no Sistema JABOT e interligado ao projeto REFLORA do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com o qual mantém convênio de cooperação.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-02-19 01:23:27.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário IBGE collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection