nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção Zoológica da Reserva Ecológica do IBGE objetiva servir de material de referência para apoiar a realização de estudos zoológicos e ecológicos em sua área e no bioma Cerrado. Seu acervo está dividido em quatro subcoleções: Peixes, Insetos, Aves e Mamíferos.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

Cerrado, DF e entorno, pontos esparsos em outros estados e países

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Zoológica da Reserva Ecológica do IBGE collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Peixes - A coleção de Peixes da Reserva foi implementada em 1984, objetivando tornar-se uma “Coleção de Referência” dos peixes das cabeceiras das três grandes bacias hidrográficas do Bioma Cerrado (Araguaia-Tocantins; São Francisco e Paranaíba). Até 1994, a coleção havia incorporado 1.700 lotes referentes a cerca de 100 espécies nativas dos ecossistemas aquáticos do Distrito Federal. Entre 1996 e 1998, a coleção dobrou de tamanho, incorporando material proveniente de mais de 400 pontos de coletas distribuídos por todas as unidades hidrográficas pertencentes às três grandes bacias do Bioma Cerrado, que nascem no Distrito Federal e drenam para a sua Região do Entorno. Atualmente possui acervo superior a 12.000 lotes e 250.000 exemplares, referentes a mais de 700 locais de coleta em diferentes unidades hidrográficas das bacias dos rios Tocantins, São Francisco e Paraná que drenam o bioma Cerrado. Com intercâmbio ativo com as Coleções do Museu de Zoologia da USP - SP, Museu da Universidade Estadual de Campinas - SP e NUPELIA – Universidade Estadual de Maringá – PR, constitui uma das principais “coleções de referência” da diversidade de espécies de peixes regional.
  • Sub-coleção de Insetos - A Coleção Entomológica da Reserva Ecológica do IBGE conta com cerca de 70.000 exemplares de insetos montados. Os exemplares em via seca estão acondicionados em ambiente climatizado, em gavetas entomológicas com boa vedação. Além do material local, a Coleção de insetos também conta com exemplares provenientes de coletas e doações de todas as regiões do Brasil. Grande parte de seu acervo é proveniente de coletas realizadas entre os anos de 1978 e 1982 na Reserva Ecológica do IBGE com armadilhas Malaise e Janelas de interceptação de voo. Atualmente vem sendo incrementada principalmente com insetos polinizadores e herbívoros das ordens Hymenoptera e Coleoptera. À exceção dos exemplares coletados a partir de 2017 e dos 183 exemplares de séries-tipo (representando 33 espécies de Hymenoptera e Odonata) a coleção entomológica não se encontra informatizada. Os esforços de informatização se iniciarão pelos exemplares dos grupos mais bem estudados e representados da coleção, progredindo então para os espécimes de grupos menores.
  • Sub-coleção de Aves - A Coleção de Aves é composta por cerca de 700 indivíduos taxidermizados e ovos de 360 espécies e subespécies. Embora a maior parte dos exemplares seja proveniente de coletas realizadas no Distrito Federal e entorno entre 1970 e 1990, a Coleção de Aves conta também com material proveniente de mais de 140 localidades em vários Estados brasileiros, e também da Colômbia, América Central, América do Norte e Japão. Na Coleção de Aves são encontrados exemplares recebidos por doação datando das décadas de 20 a 60, com as últimas coletas e incorporações tendo ocorrido em 1990.
  • Sub-coleção de Mamíferos - A Coleção de Mamíferos compreende cerca de 250 exemplares representados por crânios, conteúdos estomacal e intestinal, esqueletos e peles além de mais de 100 moldes de pegadas. A Coleção de Mamíferos é composta exclusivamente por espécies do Cerrado, principalmente do Distrito Federal, mas também de Goiás e Minas Gerais. As primeiras coletas datam de 1970 e as últimas de 1997. Tanto a coleção de Aves quanto a de Mamíferos se encontram informatizadas em planilhas eletrônicas, em processo de revisão para a sua migração para software específico para gestão de dados de coleções biológicas, permitindo a atualização das definições taxonômicas, acesso facilitado às informações e a posterior publicação de seus dados na internet.

Usage statistics

Metadata last updated on 2024-03-25 10:49:56.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Zoológica da Reserva Ecológica do IBGE collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection