nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Os exemplares da Coleção Entomológica são provenientes de levantamentos realizados em áreas de cerrado e campo rupestre da Cadeia do Espinhaço em Minas Gerais, mais especificamente no Parque Estadual do Rio Preto, Parque Estadual do Biribiri, Parque Nacional das Sempre Vivas, Campus JK da UFVJM e município de Diamantina-MG. Alguns exemplares foram coletados também em Sertãozinho-SP e Campinas-SP.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia and Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Entomológica do Departamento de Ciências Biológicas da UFVJM collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Abelhas - A sub-coleção de abelhas está composta principalmente por abelhas euglossíneas coletadas com o uso de iscas aromáticas em armadilhas e abelhas coletas com rede entomológica, manualmente, com pratos coloridos, com ninhos-armadilha (incluindo as abelhas parasitas), com iscas em armadilhas não-euglossíneos.
  • Sub-coleção de Vespas - Sub-coleção de vespas coletadas com uso de rede entomológica e ninhos-armadilha;
  • Sub-coleção de Insetos (Não abelhas e vespas) - Moscas coletadas em ninhos-armadilha e outros parasitas de abelhas.
  • Sub-coleção Palinoteca de referência - A palinoteca do Laboratório de Abelhas da UFVJM é composta pela coleção de pólens obtidos a partir de plantas, denominada Palinoteca de Referência ou do corpo da abelha, do mel e de ninhos-armadilha (Palinoteca de Pólens em Abelhas). Hoje, a palinoteca de referência é composta por 158 espécies/morfotipos de plantas, distribuídas em 39 famílias. A maioria das espécies são representantes do cerrado, incluindo exemplares da flora dos campos rupestres. Foram confeccionadas três lâminas de referência de cada tipo polínico após o processo de acetólise. Os tipos polínicos foram fotomicrografados e classificados quanto à unidade polínica e ao tamanho segundo a classificação de Kearns e Inouye (1993): grãos de pólen muito pequenos são <10 µm, os pequenos entre 10-25 µm, os médios entre 25-50 µm, os grandes entre 50-100 µm e os muito grandes entre 100-200 µm. Os tipos polínicos que compõem a palinoteca de referência está disponível em um catálogo polínico online, onde constam informações sobre o tipo polínico e das espécies botânicas pertencentes à palinoteca de referência. As informações sobre período de floração e hábito das espécies foram obtidas a partir das observações de campo. As informações botânicas sobre ocorrência das espécies foram obtidas a partir do projeto da Lista das Espécies da Flora do Brasil, atualmente pertencente ao Programa REFLORA (Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: ).
  • Sub-coleção Palinoteca de Pólens em Abelhas - A coleção de pólens obtidos do corpo da abelha, do mel e de ninhos-armadilha é constituída por material das coletas de abelhas na Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais.

Metadata last updated on 2020-03-06 17:30:02.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection