nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Histórica Natural da UFPI (CHNUFPI) é a única coleção científica do tipo formalmente institucionalizada no Estado do Piauí. A CHNUFPI representa um espaço destinado ao ensino, pesquisa e extensão, atraindo a atenção de alunos e professores de ensino fundamental, médio e superior e população em geral de diversos municípios circunvizinhos. A Coleção possui um acervo científico, com aproximadamente 30 mil exemplares de variados grupos de animais recentes e fósseis, além de rochas e minerais, adequadamente tombados e mantidos em instalações apropriadas. Adicionalmente, dispõe de uma exposição didática, onde são apresentados aos visitantes aspectos de biologia geral e evolução dos principais grupos de seres vivos.

O espaço principal possui total de 310m², divididos em três salas, sendo: (1) Acervo científico – espaço com 124m², climatizado permanentemente, onde localizam-se 14 módulos de armários compactados deslizantes, totalizando 1110 metros lineares de prateleiras e gavetas, onde ficam armazenados espécimes não-fósseis de vertebrados e invertebrados; (2) Acerto didático – espaço com 124m², climatizado permanentemente, onde localiza-se uma exposição sobre história natural de animais, utilizada em práticas de ensino, pesquisa e extensão; (3) Sala multiuso – espaço com 62m² utilizado para atividades de ensino e pesquisa, relacionadas às atividades da CHNUFPI. Fósseis, rochas e minerais são armazenados outro espaço, com 50m², possuindo 8 armários e cerca de 100 metros lineares de prateleiras. A CHNUFPI compõe o Núcleo de História Natural da UFPI, que inclui ainda 8 laboratórios multiusuários de pesquisa e dispõe de um Fiat Doblô, uma Hilux 4×4 e um barco de fibra com capacidade para 8 pessoas e motor de 80 HP. A CHNUFPI também dispõe de um caminhão para realização de atividades de extensão fora da sede, através de uma exposição itinerante.

As informações disponíveis de todos os espécimes depositados na CHNUFPI encontram-se digitalizados em planilha Excel, que seguem um formato padronizado. É a única coleção zoológica do Estado do Piauí, formalmente reconhecida por sua instituição de origem. Apresenta ótima estrutura para armazenamento do material biológico. É também o único acervo didático do Estado do Piauí, através da exposição fixa permanente e de ações fora da sede com uma exposição itinerante.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de História Natural da Universidade Federal do Piauí collection contains these significant collections:

  • Acervo de Paleontologia - Responsável: Ana Emilia Quezado de Figueiredo (ana.emilia@ufpi.edu.br)
  • Acervo de Rochas e Minerais - Daniel Costa Fortier (fortier@ufpi.edu.br)
  • Acervos de Hexapoda e Crustacea - Élison Fabrício Bezerra Lima (efblima@ufpi.edu.br)
  • Acervos de Aracnida, Myriapoda, Mollusca e Aves - Leonardo Sousa Carvalho (carvalho@ufpi.edu.br)
  • Acervo de Mammalia - Julio Fernando Vilela (vilela@ufpi.edu.br)
  • Acervo de Material Genético - Maria Regiane Araújo Soares (regiane@ufpi.edu.br)
  • Acervo de Herpetologia - Mauro Sérgio Cruz Souza Lima (slmauro@ufpi.edu.br)

Metadata last updated on 2020-04-06 11:39:40.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection