nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O HJ localiza-se no Campus Jatobá da Universidade Federal de Goiás / Unidade Jataí, e foi implantado em 1999, com a aprovação do Projeto “Organização do Herbário Jataiense Prof. Germano Guarim Neto” e Portaria CAJ-30/1999, para sua organização. O objetivo principal da criação do HJ fora de representar um local de conservação da flora representativa das fitofisionomias florestais, savânicas e campestres do Cerrado do Sul e Oeste goianos. Foi incluído em 2003 na Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil; em 2011 foi incluído na rede speciesLink mantida pelo Centro de Referencia em Informação Ambiental – CRIA, conferindo visibilidade internacional às coleções e consequentemente ao Campus, Jataí, regiões e Goiás.

O HJ tornou-se, efetivamente um centro de referência de conservação da flora regional, com atividades de coleta da flora, catalogação e identificação dos táxons, permutas e doações de exsicatas, bem como apoio a trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. Atualmente conta com um curador, um coordenador, um técnico-chefe e diversos estagiários remunerados. Possui atualmente cerca de 7.000 exemplares registrados, sendo que o maior acervo é de Angiospermas das microrregiões Sudoeste Goiano e Quirinópolis. As famílias mais coletadas são Fabaceae, Rubiaceae, Malpighiaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Malvaceae e Euphorbiaceae. Possui carpoteca com frutos da região, como coleção acessória. Apresenta área física climatizada de 200m2, 20 armários para conservação das amostras e equipamentos de refrigeração. Atualmente o HJ apoia diversos projetos de conservação da flora local como “Florística do Sudoeste Goiano”, “Biologia de Campomanesia e flora associada”, “Etnobotânica do Sudoeste Goiano”, “Pesquisa Ecológica de Longa Duração nos municípios de Itajá e Baliza” entre outros.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-06-18 10:42:46.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbario Jataiense collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection