nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

As coleções do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina englobam diversos grupos zoológicos, dividindo-se em coleções conservadas em via seca e úmida. Cada coleção é gerenciada por um curador, com um responsável técnico geral. Estão focadas na fauna neotropical, particularmente da região Sul do Brasil, embora diversas coleções possuam exemplares de outras regiões biogeográficas. O material é proveniente de trabalhos dos docentes, técnicos e discentes da UFSC, a grande maioria tendo sido coletada a partir dos anos 80, com alguns exemplares mais antigos. A partir de 2019, as coleções entraram em processo de reorganização, revitalização e digitalização, de modo a aumentar sua representatividade e contribuição científica.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleções do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina collection contains these significant collections:

  • Coleção Acarológica - Inclui ácaros de pena (Arachnida: Acariformes: Astigmata) pertencentes às superfamílias Analgoidea e Pterolichoidea, com espécimes conservados em lâminas permanentes e em via úmida. A coleção é focada na fauna neotropical e inclui diversos holótipos e parátipos.
  • Coleção Carcinológica
  • Coleção Biológica de Elasmobrânquios “Danilo Wilhelm Filho” (CBE-DWF) - A coleção contém exemplares da região Sul, fotografados e conservados em álcool em frascos de vidro ou tambores plásticos.
  • Coleção Entomológica “Mítia Heusi Silveira” (CE-MHS) - A coleção está focada em três grupos taxonômicos: besouros escarabeíneos (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae), dípteros (Diptera, com ênfase nas famílias Chironomidae e Corethrellidae) e formigas (Hymenoptera: Formicidae). A coleção é focada na fauna Neotropical e também inclui exemplares de borboletas da família Nymphalidae e hemípteros da família Membracidae.
  • Coleção Herpetológica (CHUFSC) - A coleção conta com exemplares de anfíbios e répteis oriundos principalmente de Santa Catarina e da região Amazônica, armazenados em vidros com álcool 70%. Também inclui uma coleção de amostras de tecidos, preservadas em tubos com álcool absoluto e armazenadas em freezer.
  • Coleção Ictiológica (CIUFSC)
  • Coleção Ornitológica (CAUFSC) - Focada em material da região Sul, principalmente aves marinhas. Além das coleções seca e úmida de aves, há um arquivo bioacústico com diversas vocalizações de aves em formato digital.
  • Coleção de Porifera - A coleção barca espécimes do Filo Porifera, particularmente espécies marinhas de águas rasas do estado de Santa Catarina.

Metadata last updated on 2020-10-21 15:34:54.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection