nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM), fundado em Setembro/1981 pelo Professor Ivan Coelho Dantas, tendo como atual curador o Professor José Iranildo Miranda de Melo, possui 60m2 subdividido em dois ambientes; o primeiro compreende a sala de curadoria e de processamento e herborização, contendo bancadas de cimento com tampo de granito, armários suspensos, 01 (uma) estufa de circulação de ar e 01(um) freezer horizontal com capacidade para 1.500 l. A segunda sala acomoda a coleção botânica, inserida em 08 (oito) armários de aço, estando composta por cerca de 2.500 espécimes dos quais aproximadamente 1.700 foram coletados a partir de Setembro/2008 através de incursões feitas nas diferentes mesorregiões do Estado da Paraíba; envolvendo alunos de graduação (Curso de Ciências Biológicas – Habilitações Licenciatura e Bacharelado) e de pós-graduação (Mestrado em Ecologia e Conservação/PPGEC-UEPB). O segundo ambiente acomoda 03 (três) microcomputadores 02 (dois) deles interligados à rede mundial de computadores (internet), 01 (uma) impressora profissional, 01 (uma) impressora multifuncional, 01 (um) Datashow e literatura taxonômica como, por exemplo, a Flora Neotropica (1968-2002), dentre outras importantes obras, e 01 (uma) coletânea de artigos científicos sobre florística e taxonomia de angiospermas. O ACAM possui outros itens considerados fundamentais para a realização dos estudos e pesquisas executados nas instalações de Botânica no âmbito da linha de “Florística e Taxonomia de Angiospermas”.

O ACAM é um dos quatro herbários localizados no Estado da Paraíba, sendo o único existente na microrregião de Campina Grande, e por abrigar uma importante coleção da flora paraibana e nordestina consiste em um importante espaço para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo os mais diferentes aspectos relacionados à flora através de consultas ao seu acervo, quais sejam: Etnobotânica, Fenologia (especialmente a reprodutiva), Florística e Taxonomia, dentre outras subáreas da Botânica além da Zoologia e Ecologia. Desde Dezembro/2015 o Herbário ACAM vem sendo apoiado pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) através de um projeto coordenado pela Dra. Rafaela Campostrini Forzza, do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e gerenciado pela Fundação Flora de Apoio à Botânica. Através dessa iniciativa, o Herbário Manuel de Arruda Câmara (ACAM) foi contemplado com 01 (uma) bolsista de apoio técnico de nível superior (AT) e com equipamentos para a digitalização das suas coleções, o que culminará na disponibilização de todo o seu acervo no site do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (REFLORA).

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-06-18 10:42:40.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Manuel de Arruda Câmara collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection