nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário JOI (Joinvillea) foi criado em 2003 e encontra-se integrado ao Jardim Botânico da UNIVILLE e vinculado aos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Farmácia. Seu nome foi escolhido em alusão à cidade de Joinville e ao gênero Joinvillea, planta da família Joinvilleaceae, que ocorre na região do Pacífico. O herbário conta com uma sala de recepção, sala de recebimento e processamento de material, sala de reuniões, sala de microscopia e sala para o armazenamento da coleção, com ambiente climatizado. No ano de 2007 foi adicionado ao Index Herbarium com o acrônimo JOI, pois chegou à marca de 5.000 plantas tombadas na coleção. Atualmente o Herbário conta com um acervo de cerca de 12.000 espécimes tombados. A coleção é constantemente ampliada por meio de coletas realizadas por pesquisadores da instituição e por convênios que o Herbário mantém com outras instituições congêneres, realizando empréstimos, doações e permutas de material botânico. Além de abrigar coleções botânicas (plantas, frutos, sementes, madeira).

O Herbário tem como objetivos documentar a flora local, regional, estadual e de estados vizinhos, e também o de manter intercâmbio com entidades similares nacionais e internacionais. Os dados informatizados estão disponíveis para consultas, atendendo ao público acadêmico e comunidade em geral e fornecendo suporte a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente o Herbário Joinvillea, juntamente com outros cinco herbários catarinenses, participa do projeto Flora Catarinense Revisitada (REFLORA), cujo objetivo consiste em resgatar os tipos nomenclaturais coletados em Santa Catarina que, segundo a literatura e material disponível on line, encontram-se depositados nos herbários do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris e no Royal Botanic Gardens de Kew. As principais formações vegetais do Estado representadas nesta coleção são Florestas Ombrófila Densa, Restingas, Manguezais, Floresta Ombrófila Mista, Campos e Floresta Estacional Decidual.Por meio da ampliação constante de seu acervo, pretende-se que o Herbário Joinvillea venha a se constituir num importante centro de referência para pesquisa da vegetação na região nordeste de Santa Catarina.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Herbário Joinvillea da Universidade da Região de Joinville collection contains these significant collections:

  • Xiloteca (JOIw) - A Xiloteca Joinvillea (JOIw) iniciou suas atividades em 2005 e abriga 2100 amostras de madeiras, sendo 1976 identificadas ao nível de espécie. Há um total de 442 espécies, distribuídas em 264 gêneros e 79 famílias. As madeiras preponderantemente são oriundas das formações de Mata Atlântica do estado de SC.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-11-04 20:17:42.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário Joinvillea da Universidade da Região de Joinville collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection