nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Campylobacter (Fiocruz/CCAMP) possui um acervo de extrema importância para a comunidade científica, já que, atualmente, este grupo bacteriano ocupa local de destaque nas linhas de pesquisas de laboratórios em todo o mundo. As espécies termofílicas de Campylobacter são consideradas a maior causa de doença diarreica e/ou disentérica de origem bacteriana nos países industrializados, levando a um intenso monitoramento da campilobacteriose por parte das entidades de vigilância epidemiológica. No Brasil, a presença de Campylobacter spp. não é investigada na maioria dos casos de gastrenterites bacterianas, porque as metodologias de isolamento e caracterização são diferentes daquelas utilizadas na pesquisa dos enteropatógenos bacterianos tradicionais, como as salmonelas, as shigelas e os grupos das E. coli. No controle sanitário dos alimentos de origem animal, em particular das aves, a investigação deste grupo de bactérias vem se intensificando para o cumprimento da legislação vigente. Na Coleção há isolados de materiais clínicos de seres humanos, culturas oriundas de outros animais de sangue quente, linhagens de origem ambiental e alimentar, além de material de referência proveniente de instituições reconhecidas mundialmente. A CCAMP está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 1052.

Conservação: criopreservação à -80ºC, criopreservação por nitrogênio líquido. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, caracterização taxonômica, manutenção e preservação de culturas.

Taxonomic range

Adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Kingdoms covered include: Eubacteria.

The Coleção de Campylobacter collection includes members from the following taxa:
Gênero Campylobacter.

Geographic range

A Coleção é constituída por espécimes do território brasileiro.

Australian states covered include: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Campylobacter collection is 1,669.

Of these 128 are databased. This represents 7.7 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-06-04 10:55:21.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Campylobacter collection has an estimated 1,669 specimens.
The collection has databased 7.7 % of these (128 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Campylobacter collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection