Descrição

A Coleção de Ceratopogonidae (Fiocruz/CCER) é composta por ceratopogonídeos – família de insetos da ordem Díptera – conhecidos vulgarmente como maruins ou mosquitos pólvora. O acervo é constituído por exemplares montados em lâmina ou mantidos em glicerol ou à seco em naftalina. A Coleção é representativa de gêneros hematófagos, predadores e polinizadores de interesse sanitário e agrícola, especialmente da região neotropical. Por ser um dos mais representativos acervos de referência da família na América Latina, a CCER oferece um suporte imprescindível ao trabalho de taxonomistas, assim como para outras áreas do conhecimento, integrando atividades de pesquisa, ensino e formação de recursos humanos. A CCER atualmente é constituída por espécimes pertencentes a 20 gêneros provenientes do Brasil e de outros 23 países da América Latina e Estados Unidos.

Conservação: lâmina, via úmida, via seca, alfinete entomológico. Serviços: empréstimo, permuta e doação de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consulta ao acervo e treinamento.

The collection was established in 1903 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Reinos cobertos incluem: Animalia.

The Coleção de Ceratopogonidae collection inclui membros dos seguintes taxa:
Família Ceratopogonidae.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por espécimes da Região Neotropical (30 países e/ou ilhas da América Latina) e Estados Unidos.

Australian states covered include: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo..

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção de Ceratopogonidae collection é 4,973.

Destes 4,693 estão em base de dados. Isto representa 94,4 % da coleção.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-07-30 15:07:27.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção de Ceratopogonidae collection has an estimated 4,973 specimens.
A coleção está numa base de dados 94,4 % destes (4,693 registros).

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Ceratopogonidae collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção