nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos (Fiocruz/CCFF) é composta por cepas de fungos filamentosos de diferentes grupos taxonômicos, isolados de diversos substratos, incluindo cepas tipo. O acervo é continuamente expandido através do depósito de cepas, em sua maioria provenientes de projetos de pesquisa e atividades biotecnológicas, com intercâmbio ativo de material entre instituições de pesquisa e outras coleções de microrganismos situadas no Brasil e no exterior. A CCFF atua como um centro de investigação científica, participando de projetos de pesquisa a nível nacional e internacional. Ciente de sua importância como centro de conservação ex situ da biodiversidade e como fonte de recursos estratégicos para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação, a CCFF tem como missão assegurar a qualidade das cepas preservadas em seu acervo e da informação a elas associada, assim como dos serviços prestados. Desta forma, a curadoria atua na constante implementação de requisitos da qualidade na coleção, de forma a adequá-la aos padrões nacionais e internacionais, a fim de garantir a qualidade dos isolados disponibilizados e assegurar a confiabilidade das informações sobre os microrganismos. A CCFF está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 720.

A coleção tem como objetivo adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Conservação: culturas ativas, liofilização. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, identificação taxonômica, manutenção e preservação de culturas e treinamento.

The collection was established in 1921 and continues to the present.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Fungi.

The Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection includes members from the following taxa:
Fungos Filamentosos.

Geographic range

A Coleção é constituída por espécimes do Brasil, Estados Unidos, República Dominicana, Japão, China, França, Peru e Venezuela.

Australian states covered include: Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Maranhão, São Paulo e Rondônia..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection is 1,248.

Of these 1,133 are databased. This represents 90.8 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-12 17:52:24.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection has an estimated 1,248 specimens.
The collection has databased 90.8 % of these (1,133 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection