Descrição

A Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos (Fiocruz/CCFF) é composta por cepas de fungos filamentosos de diferentes grupos taxonômicos, isolados de diversos substratos, incluindo cepas tipo. O acervo é continuamente expandido através do depósito de cepas, em sua maioria provenientes de projetos de pesquisa e atividades biotecnológicas, com intercâmbio ativo de material entre instituições de pesquisa e outras coleções de microrganismos situadas no Brasil e no exterior. A CCFF atua como um centro de investigação científica, participando de projetos de pesquisa a nível nacional e internacional. Ciente de sua importância como centro de conservação ex situ da biodiversidade e como fonte de recursos estratégicos para o desenvolvimento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação, a CCFF tem como missão assegurar a qualidade das cepas preservadas em seu acervo e da informação a elas associada, assim como dos serviços prestados. Desta forma, a curadoria atua na constante implementação de requisitos da qualidade na coleção, de forma a adequá-la aos padrões nacionais e internacionais, a fim de garantir a qualidade dos isolados disponibilizados e assegurar a confiabilidade das informações sobre os microrganismos. A CCFF está filiada à World Federation for Culture Collections, WFCC, sob o registro WDCM 720.

A coleção tem como objetivo adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Conservação: culturas ativas, liofilização. Serviços: fornecimento de material biológico, depósito, identificação taxonômica, manutenção e preservação de culturas e treinamento.

The collection was established in 1921 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Fungi.

The Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection inclui membros dos seguintes taxa:
Fungos Filamentosos.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por espécimes do Brasil, Estados Unidos, República Dominicana, Japão, China, França, Peru e Venezuela.

Australian states covered include: Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Maranhão, São Paulo e Rondônia..

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection é 1,248.

Destes 1,133 estão em base de dados. Isto representa 90,8 % da coleção.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-12 17:52:24.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection has an estimated 1,248 specimens.
A coleção está numa base de dados 90,8 % destes (1,133 registros).

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção