nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Coleção Herpetológicado Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará contém espécimes de anfíbios (9.000 exemplares) e Répteis (15.000 exemplares). A coleção abriga, ainda, o acervo da Coleção Herpetológica da Universidade Regional do Cariri com 13.000 exemplares e uma coleção anexa de tecidos (6.000 tecidos).

O Núcleo regional de Ofiologia da UFC, criado através da Portaria no. 753-UFC em 12 de Novembro de 1987 tinha o objetivo de manter serpentes peçonhentas regionais e envio de veneno para grandes centros de produção de soro, como o Instituto Butantan, Instituto Vital Brazil e Fundação Ezequiel Dias. Dois anos mais tarde, através da Portaria no. 049/89-UFC, o NUROF passou à denominação de Laboratório Regional de Ofiologia – LAROF e foi transferido administrativamente para a Pró-Reitoria de Extensão. Além das atividades de extensão, que incluíram diversos cursos para evitar acidentes ofídicos e treinamentos para técnicos das redes de saúde estadual e municipal, foram desenvolvidas diversas atividades de ensino e pesquisa no LAROF. A contribuição científica do LAROF para o desenvolvimento da Herpetologia Nacional, em especial da Caatinga, é notável. Além da ampliação da distribuição geográfica de espécies amazônicas para os Brejos de Altitude e descrição de aspectos biológicos para diversas espécies de serpentes, houve a descrição de novas espécies, como Erythrolamprus mossoroensis e Chthonerpeton arii. NUROF-UFC é referencia na Herpetologia, com mais de 110 publicações (entre artigos científicos, livros e capítulos de livros), incluindo a descrição de diversas espécies como Adelophryne baturitensis, A. maranguapensis e Atractus ronnie. Além das atividades de pesquisa, diversos projetos de extensão voltados ao treinamento e manejo de animais peçonhentos, bem como a divulgação científica com palestras e visitas da comunidade estudantil são realizadas no NUROF-UFC.

O NUROF compreende um espaço 412 m2, divididos em laboratórios, salas de estudo, coleções, gabinetes, biotério, salas de exposição, salas de quarentena e de manutenção dos animais vivos. O plantel de animais vivos conta com mais de 60 animais, a maioria serpentes (8 espécies, incluindo peçonhentas como jararacas e cascavéis), além de cágados, jabutis e lagartos, que são utilizados tanto na pesquisa quanto na extensão.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2020-11-30 13:57:28.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection