nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Flebotomíneos (Fiocruz/COLFLEB), localizada no Instituto René Rachou/Fiocruz, em Minas Gerais, tem exemplares provenientes do continente americano, Europa, Ásia e África. Os flebotomíneos são montados em lâmina e lamínula. A COLFLEB é organizada em estantes deslizantes por ordem alfabética de acordo com cada espécie. As perspectivas para a Coleção de Flebotomíneos são, dentre outras, diversificar ainda mais seu acervo, principalmente com permutas de material com pesquisadores de outras instituições ou através de coletas em locais específicos, na busca de espécies ausentes em seu acervo e pretende-se ainda, continuar colaborando na capacitação de recursos humanos e na qualidade e segurança do acervo da Coleção de Flebotomíneos. Recentemente, a COLFLEB recebeu como doação parte do acervo montado pelo pesquisador Dr. Ítalo Sherlock (Fiocruz-Bahia), este acervo se constitui em cerca de 15.000 lâminas que estão em processo de curadoria e cujos dados serão disponibilizados futuramente em bases de dados públicas na internet. Uma outra atividade que está em andamento na COLFLEB é a criação de uma coleção de tecido e DNA de flebotomíneos.

Conservação: congelamento à -20ºC, criopreservação à -80ºC, lâmina, via seca. Serviços: empréstimo, permuta e doação de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consultoria e treinamento.

The collection was established in 1959 and continues to the present.

Taxonomic range

Manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Kingdoms covered include: Animalia.

The Coleção de Flebotomíneos collection includes members from the following taxa:
Phlebotominae.

Geographic range

A Coleção é constituída por espécimes do Brasil, Argentina, Belize, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guiana Francesa, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Australian states covered include: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerias, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina,.

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Flebotomíneos collection is 92,162.

Of these 60,875 are databased. This represents 66.1 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-11-07 17:32:44.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Flebotomíneos collection has an estimated 92,162 specimens.
The collection has databased 66.1 % of these (60,875 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Flebotomíneos collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection