nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A missão da Coleção de Zoologia da UNISINOS é de preservar, armazenar e organizar espécimes da fauna de diversos grupos taxonômicos representativos do Brasil e das regiões Neotropical e Antártica, para o melhor conhecimento e compreensão de padrões de diversidade biológica presente e passada. O Museu de Zoologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (MZU), embrião da atual Coleção de Zoologia da UNISINOS, foi instalado em 1869 em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, sul do Brasil. Os jesuítas fundaram o Colégio Nossa Senhora da Conceição, a primeira escola oficial no Estado. Esse antigo Colégio de Nossa Senhora da Conceição originou a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que teve seu início como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei e foi reconhecida oficialmente em 1953 e renomeada como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo. Um século depois do início das atividades do Colégio Nossa Senhora da Conceição, em 31 de julho de 1969, a UNISINOS recebeu o reconhecimento oficial como Universidade. Nesse momento, a Universidade já alojava um Museu de História Natural, no centro da cidade de São Leopoldo, com as primeiras peças das coleções científicas que datavam de 1880 e foram coletadas por Hermann Von Ihering, naturalista que dedicou grande parte da sua vida à pesquisa de moluscos sul-americanos. O próprio Von Ihering foi o curador do Museu de Ciências Naturais entre 1880 e 1892, período em que viveu no Rio Grande do Sul. Era formado em Filosofia Natural e Medicina pela universidade de Erlangen, Alemanha. Em 1981, ocorreu um incêndio nas dependências da Universidade, o qual destruiu praticamente toda a coleção do Museu de História Natural. Após esse ocorrido, professores do curso de graduação em Biologia da UNISINOS ao desenvolverem atividades didáticas ou de pesquisa, coletaram amostras de diversos táxons e recriaram uma nova coleção científica que originou o Museu de Zoologia da Unisinos - MZU, atual Coleção de Zoologia da UNISINOS.

Em 2012, a Coleção foi alocada em uma sala no antigo prédio C da UNISINOS e em 2017 recebeu um grande investimento em termos de infraestrutura e desde então encontra-se em uma área de 260m2 distribuídos em 5 de salas no prédio E03 do campus São Leopoldo (salas E03 233, 234, 236, 237, 238), onde conta com espaços administrativo, para a recepção de pesquisadores, para a preparação e análise de espécimes, além das coleções seca e úmida de espécimes. Essa nova instalação da Coleção foi inspirada nas áreas das melhores coleções zoológicas internacionais, o que possibilitou a consulta e análise presencial do material da Coleção por parte de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e não somente por empréstimo como acontecia anteriormente. Além disso, esse novo espaço bem como seu gerenciamento permitiu uma maior inserção de alunos da graduação na Coleção, por meio de estágios e de bolsas relacionados à curadoria, além de estimular o tombamento e ampliação do acervo atual desta coleção, com espécimes de diversos grupos zoológicos, coletados e analisados durante a realização de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação do PPG Biologia da UNISINOS.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

Espécimes coletados na América, desde o Canadá até a Antártica. Acervo principal dedicado ao Rio Grande do Sul no Brasil. Em adição, existem espécimes coletados na Alemanha.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-05-03 11:09:11.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Zoologia Unisinos collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection