nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Museu de História Natural de Itapira iniciou suas atividades em 24 de outubro de 1999, quando foi inaugurado nas antigas instalações do Observatório Astronômico de Itapira, situado na Praça da Árvore. Teve sua origem baseada na concepção de ser museu-escola, com ênfase para a preservação ambiental e, desde o início de suas atividades, despertou grande interesse da população, em especial de estudantes e crianças.

Em 21 de outubro de 2007, atendendo à necessidade de ampliação, o Museu foi reinaugurado em um prédio totalmente reformado nos arredores do Parque Juca Mulato, região central da cidade e no coração do complexo cultural itapirense, onde já estavam instalados o Museu Histórico e Pedagógico, a Casa Menotti del Picchia e a Casa da Cultura. Onze anos depois, em 21 de dezembro de 2018, o museu ganha novas instalações, agora no interior do Parque Juca Mulato. Com design moderno, apresenta uma nova experiência a seus visitantes. Além disso, passa a contar com auditório específico para atendimentos institucionais, cursos e seminários voltados para a educação ambiental. Através do trabalho educativo-pedagógico e de seus projetos voltados para as escolas, ao longo de seus 20 anos de atividades o Museu de História Natural de Itapira destacou-se no cenário regional como produto turístico e principalmente como ponto de apoio para a Educação, chamando a atenção de escolas públicas e particulares de Itapira e de municípios vizinhos. Seu acervo conta com mais de 650 peças, incluindo doações de diversos órgãos e institutos e também oriundos do trabalho de taxidermia artística realizada em seu próprio laboratório.

O Museu de História Natural de Itapira conta com um amplo acervo dividido em cinco categorias de exposições de longa duração: Animais Domésticos, Animais Silvestres, Insetos, Peixes da Bacia Rio Mogi Guaçu e Esqueletos. Todos os animais que estão expostos morreram devido a diversas ações do homem como: caça, destruição do habitat, atropelamento e transmissão de doenças. Agora, esse material é utilizado para atividades educativas, visando atender uma das funções básicas do museu: educação para preservação.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2021-08-13 11:47:55.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection