nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Em 1966, foi criada a coleção malacológica da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo professor Henry Ramos Matthews. Atualmente, esse acervo faz parte da Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews (CMPHRM), que é composta por duas séries: Série A , localizada no Instituto de Ciências do Mar, e Série B situada no Departamento de Biologia, ambos da UFC. A CMPHRM possui 12.262 lotes, sendo 5.552 pertencentes à Série A e 6.710 à Série B, com representantes de cinco (Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda, Cephalopoda e Polyplacophora) das oito classes atualmente aceitas do Filo Mollusca. A maioria das espécies da coleção é marinha, mas há representantes dos ambientes terrestres e de água doce. O material depositado tem como principal procedência o Brasil, em especial as costas norte e nordeste. Há, contudo, lotes provenientes de outros 14 países (Argentina, Austrália, Cabo Verde, Canadá, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Índia, Itália, México, Nova Zelândia, Filipinas e Portugal). Como parte da CMPHRM, existe uma coleção de exemplares-tipo, composta por dois holótipos e 20 parátipos, pertencentes a 14 espécies de gastrópodes e uma espécie de Scaphopoda. O material malacológico está representado por conchas vazias (material em estado seco), exemplares completos (preservados em álcool etílico 70%), fósseis, cápsulas de ovos, lâminas de preparações histológicas e rádulas.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

Brasil (principalmente), Argentina, Austrália, Cabo Verde, Canadá, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Índia, Itália, México, Nova Zelândia, Filipinas e Portugal.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews collection contains these significant collections:

  • Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews - Série A (CMPHRM-A) - A Série A da CMPHRM está localizada no Laboratório de Zoobentos, do Instituto de Ciências do Mar (UFC), sob curadoria da professora doutora Cristina de Almeida Rocha-Barreira. Iniciada em 1966, a CMPHRM-A possui atualmente 5.552 lotes, com representantes de Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda, Cephalopoda e Polyplacophora, provenientes principalmente de áreas costeiras e da plataforma continental brasileiras.
  • Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews - Série B (CMPHRM-B) - A Série B da CMPHRM está localizada no Laboratório de Invertebrados Marinhos (LIMCE) do Departamento de Biologia da UFC, sob os cuidados da professora doutora Helena Matthews-Cascon (curadora) e da doutora Cristiane Xerez Barroso (técnica). Iniciado em 1988, esse acervo surgiu como resposta à necessidade de catalogar e preservar o material malacológico presente nesse departamento, sendo incorporado à CMPHRM em 2010. No entanto, devido à ausência de infraestrutura adequada para abrigar os novos lotes, optou-se pela divisão da CMPHRM em duas séries, sendo essa parte do acervo mantida no Departamento de Biologia e nomeada CMPHRM - Série B. A CMPHRM-B possui atualmente 6.710 lotes, com representantes de Gastropoda Bivalvia, Scaphopoda, Cephalopoda e Polyplacophora provenientes principalmente de regiões entremarés da costa brasileira.

Usage statistics

Metadata last updated on 2021-10-19 19:00:53.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Malacológica Prof. Henry Ramos Matthews collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection