nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A coleção de Polychaeta do Museu Nacional contém espécimes, tecidos, extração de DNA, stubs e lâminas de anelídeos. Atualmente, é importante testemunho da diversidade do grupo incluindo cerca de 7.200 lotes (57 holótipos e 144 parátipos), que somam aproximadamente 37.000 indivíduos de 54 famílias. Dentre esses se encontra um espécime de Hermodice carunculata coletado em Rio Formoso (Pernambuco) no ano de 1875 por John Casper Branner durante a Comissão Geológica do Império, que ressalta a importância histórica da coleção. Outros importantes projetos de conhecimento da fauna do Brasil representados na coleção de Polychaeta são o REVIZEE, o Oceanprof e o Habitat. A coleção abriga espécimes da costa brasileira da região entre-marés até cerca de 4.000 m de profundidade, da Antárctica e de outros 23 países (Austrália, Belize, China, Costa Rica, Croácia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Noruega, Nova Guiné, País de Gales, Panamá, Porto Rico, Quênia, República do Palau, Somália, São Tomé e Príncipe, Taiwan, Uruguai e Venezuela). A coleção está localizada na sala de coleções “Paulo Secchin Young” do Departamento de Invertebrados (DI) do Museu Nacional, onde ocupa cerca de 15 m2. Essa divide-se em duas subcoleções, MNRJP e IBUFRJ. A coleção MNRJP teve início em 1999 no DI, quando a Dra. Elianne Pessoa Omena, especialista no grupo, foi professora visitante no Museu Nacional. No mesmo ano, no Instituto de Biologia (UFRJ), com curadoria do Prof. Paulo Cesar de Paiva, teve início a coleção IBUFRJ, nomeada em homenagem ao Professor Edmundo Ferraz Nonato. Em 2015, a coleção IBUFRJ (4.121 lotes) foi doada ao DI e transferida do Instituto de Biologia para o Museu Nacional. Desde maio de 2015, novos lotes são adicionados apenas à coleção MNRJP, que cresce em média cerca de 400 lotes por ano.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

The Coleção de Polychaeta do MNRJ collection includes members from the following taxa:
Annelida.

Geographic range

Distribuição mundial

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção de Polychaeta do MNRJ collection contains these significant collections:

  • Coleção Edmundo Ferraz Nonato - IBUFRJ - Coleção de Polychaeta fundada em 1999 no Instituto de Biologia (UFRJ), com curadoria do Prof. Paulo Cesar de Paiva. Ela é nomeada em homenagem ao Professor Edmundo Ferraz Nonato(Instituto Oceanográfico, USP), que deu início aos estudos modernos de poliquetas no Brasil e formou alunos que replicaram e estenderam suas pesquisas sobre poliquetas. Em 2015, a coleção IBUFRJ (4.121 lotes) foi doada e transferida do Instituto de Biologia para o Departamento de Invertebrados do Museu Nacional. Não são incorporados novos lotes a esta coleção.

Usage statistics

Metadata last updated on 2022-06-03 17:38:24.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Polychaeta do MNRJ collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection