Descrição

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/CEIOC), uma das mais importantes da América Latina, tem cerca de 5 milhões de espécimes da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas de insetos. Seus espécimes são de grande relevância para pesquisas nas áreas de saúde pública, medicina veterinária, agricultura e biodiversidade. A maioria está preservada a seco em alfinetes entomológicos, havendo também muitos insetos em álcool a 70% ou montados em lâminas. A CEIOC é composta por uma Coleção Geral (aberta para depósitos) e pelas Coleções Históricas (fechadas para depósitos), estas organizadas por grandes pesquisadores que em sua quase totalidade trabalharam no Instituto Oswaldo Cruz. Em 2010, foi lançado o e-book “Insetos: uma aventura pela Biodiversidade” (www.ioc.fiocruz.br/livroinsetos), em referência ao Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela ONU.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: congelamento à -20ºC, lâmina, via úmida, via seca, alfinete entomológico. Serviços: empréstimo e doação de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consultoria, capacitação de recursos humanos e divulgação e educação científicas.

The collection was established in 1901 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-20 17:19:15.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção