Description

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/CEIOC), uma das mais importantes da América Latina, tem cerca de 5 milhões de espécimes da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas de insetos. Seus espécimes são de grande relevância para pesquisas nas áreas de saúde pública, medicina veterinária, agricultura e biodiversidade. A maioria está preservada a seco em alfinetes entomológicos, havendo também muitos insetos em álcool a 70% ou montados em lâminas. A CEIOC é composta por uma Coleção Geral (aberta para depósitos) e pelas Coleções Históricas (fechadas para depósitos), estas organizadas por grandes pesquisadores que em sua quase totalidade trabalharam no Instituto Oswaldo Cruz. Em 2010, foi lançado o e-book “Insetos: uma aventura pela Biodiversidade” (www.ioc.fiocruz.br/livroinsetos), em referência ao Ano Internacional da Biodiversidade, declarado pela ONU.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: congelamento à -20ºC, lâmina, via úmida, via seca, alfinete entomológico. Serviços: empréstimo e doação de material biológico, depósito, identificação taxonômica, consultoria, capacitação de recursos humanos e divulgação e educação científicas.

The collection was established in 1901 and continues to the present.

Taxonomic range

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-20 17:19:15.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection