Descrição

A Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/CHIOC) é a maior da América Latina e está entre as maiores coleções de referência mundial. Seu acervo reúne helmintos de animais da fauna brasileira, representando a biodiversidade nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa, Urbano, Águas continentais e marinhas, e de outros continentes. Tem como objetivos manter um acervo para desenvolvimento de estudos taxonômicos, de interesse em saúde, educação em ciência, divulgação científica de pesquisas, preservação do patrimônio genético de helmintos coletados de hospedeiros da fauna mundial, depositados por pesquisadores do Brasil e do exterior.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: congelamento à -30ºC, blocos de parafina em lâmina, lâmina, via úmida. Serviços: empréstimo de material biológico, depósito, visitas para exame de espécimes in loco, cursos e palestras sobre técnicas ou sobre histórico da CHIOC e empréstimos de livros e separatas de artigos científicos.

The collection was established in 1913 and continues to the present.

Cobertura taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Cobertura geográfica

A Coleção é constituída por helmintos de animais da fauna brasileira, representando a biodiversidade nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa, Urbano, Águas continentais e marinhas, e de outros continentes.

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Número de specimens na coleção

O Número estimado de specimens in the Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz collection é 39,366.

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-12 16:54:20.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

The Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz collection has an estimated 39,366 specimens.

Nenhum registro de banco de dados para esta coleção pode ser acessado através do SiBBr.

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção