nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/CHIOC) é a maior da América Latina e está entre as maiores coleções de referência mundial. Seu acervo reúne helmintos de animais da fauna brasileira, representando a biodiversidade nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa, Urbano, Águas continentais e marinhas, e de outros continentes. Tem como objetivos manter um acervo para desenvolvimento de estudos taxonômicos, de interesse em saúde, educação em ciência, divulgação científica de pesquisas, preservação do patrimônio genético de helmintos coletados de hospedeiros da fauna mundial, depositados por pesquisadores do Brasil e do exterior.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: congelamento à -30ºC, blocos de parafina em lâmina, lâmina, via úmida. Serviços: empréstimo de material biológico, depósito, visitas para exame de espécimes in loco, cursos e palestras sobre técnicas ou sobre histórico da CHIOC e empréstimos de livros e separatas de artigos científicos.

The collection was established in 1913 and continues to the present.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

A Coleção é constituída por helmintos de animais da fauna brasileira, representando a biodiversidade nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa, Urbano, Águas continentais e marinhas, e de outros continentes.

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz collection is 39,366.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2019-08-12 16:54:20.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz collection has an estimated 39,366 specimens.

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection