Descrição

A Coleção de Moluscos do Instituto Oswaldo Cruz (CMIOC) detém grande importância para o conhecimento e conservação da biodiversidade brasileira. O acervo está acondicionado em armários de aço compactantes deslizantes (Fig. 1). As conchas são acondicionadas em sacos plásticos ou frascos de vidro, enquanto as partes moles são preservadas em solução de Railliet-Henry ou álcool a 70%. O acervo atual possui cerca de 7.200 lotes de conchas e de partes moles, compreendendo aproximadamente 170.000 espécimes de moluscos, provenientes de todo o Continente Americano, Europa, Ásia e Oceania, totalizando 57 países. As informações desse acervo podem ser acessadas desde 2012 por meio da rede speciesLink de livre acesso ao público. O acervo está registrado em catálogo com sequência numérica que inclui 12 lectótipos e 18 paralectótipos.

A CMIOC reúne espécimes límnicos, principalmente da família Planorbidae (Fig. 2 A, B; 3 e 4), que inclui as três espécies vetoras naturais de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 no Brasil, agente etiológico da esquistossomose. Outras famílias das Classes Gastropoda e Bivalvia também estão bem representadas na Coleção: Ampullariidae (Fig. 5), Ancylidae, Chilinidae, Corbiculidae, Hydrobiidae, Hyriidae, Lymnaeidae (Fig. 6), Mycetopodidae, Physidae (Fig. 7), Pomatiopsidae, Sphaeriidae e Thiaridae.

O objetivo da coleção da Fiocruz é adquirir, preservar, identificar, catalogar e distribuir micro-organismos autenticados para dar suporte à pesquisa científica, estudos epidemiológicos, bem como ao desenvolvimento e produção de bioprodutos para diagnóstico, vacina e medicamentos, atuando também como provedores de serviços especializados.

Cobertura taxonômica

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Ùltima atualização de metadados em 2019-08-12 17:20:30.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Nenhum registro de banco de dados para esta coleção pode ser acessado através do SiBBr.

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção