nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

A Coleção de Malacologia Médica (Fiocruz/CMM), localizada no Instituto René Rachou/ Fiocruz, em Minas Gerais, conta com milhares de exemplares de moluscos límnicos de importância médica e veterinária, provenientes do Brasil, Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, França, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Os moluscos dos gêneros Biomphalaria, Lymnaea, Pseudosuccinea e Galba, que chegam a CMM, via pesquisa, referência ou de outras coleções, quando vivos são examinados para verificação de infecção por trematódeos. Posteriormente, os exemplares separados por pontos de coleta (máximo seis), são fixados e separados em três partes: concha (mantidas a seco em frascos contendo algodão), corpo (acondicionado em frascos contendo fixador Raillet-Henry) e um pequeno fragmento da região cefalopodal (armazenado em tubos de polietileno e criopreservado à temperatura de - 70°C). Estas três partes recebem a mesma codificação numérica e passam a pertencer ao acervo da CMM.

A coleção tem como objetivo manter exemplares que atestam a riqueza zoológica das diversas regiões, estabelecendo a base de informação para todo tipo de análises levando a uma maior compreensão sobre a relação epidemiológica dos vetores e reservatórios com seus agentes infecciosos.

Conservação: congelamento à -20ºC, criopreservação à -80ºC, via úmida, via seca. Serviços: empréstimo, permuta e doação de material biológico, depósito e identificação taxonômica.

The collection was established in 1996 and continues to the present.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Geographic range

A Coleção é constituída por espécimes dos seguintes países: Brasil, Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Guadalupe, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Do

Australian states covered include: Todos os estados brasileiros estão representados..

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Coleção de Malacologia Médica collection is 37,240.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2019-11-07 17:31:11.0

Digitised records available through the Atlas

The Coleção de Malacologia Médica collection has an estimated 37,240 specimens.

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection