Descrição

A Coleção de Herpetologia do MPEG constitui o maior acervo da região amazônica abrigando cerca de 100 mil espécimes de anfíbios e répteis (quelônios, jacarés, lagartos, serpentes e anfisbenas). Os estudos herpetológicos iniciaram-se com o naturalista Emílio Goeldi, no final do século passado, embora os espécimes coletados nesse período não permaneceram no Museu. Outros pesquisadores importantes também contribuíram para a formação e incremento do material herpetológico, como Emília Snethlage e Gottfried Hagmann. Grande parte do acervo foi reunido a partir da década de 1950, fruto do esforço em conjunto de Osvaldo Rodrigues da Cunha e Francisco Paiva do Nascimento. Os indivíduos são preservados na grande maioria em via úmida (Álcool), contando também com alguns indivíduos em via seco, como é o caso das carapaças e esqueletos dos quelônios. O acervo conta também com amostras de tecido para estudos moleculares. São 58.548 exemplares de répteis e 36.707 exemplares de anfíbios. A coleção de Répteis está representada, na sua grande maioria pelos répteis squamatas (57.140).

Cobertura taxonômica

Compor a base do conhecimento sobre a biodiversidade social e cultural da Amazônia. Testemunhas dos processos evolutivos que construíram esse bioma.

Reinos cobertos incluem: Animalia.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Sub-coleções

The Coleção Herpetológica do Museu Goeldi collection contém estas coleções significativas:

  • Sub-coleção de Amphibia
  • Sub-coleção de Chelonia
  • Sub-coleção de Crocodylia
  • Sub-coleção de Lacertília
  • Sub-coleção de Ophidia

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-06-08 23:28:39.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção Herpetológica do Museu Goeldi collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção