Description

A Coleção de Herpetologia do MPEG constitui o maior acervo da região amazônica abrigando cerca de 100 mil espécimes de anfíbios e répteis (quelônios, jacarés, lagartos, serpentes e anfisbenas). Os estudos herpetológicos iniciaram-se com o naturalista Emílio Goeldi, no final do século passado, embora os espécimes coletados nesse período não permaneceram no Museu. Outros pesquisadores importantes também contribuíram para a formação e incremento do material herpetológico, como Emília Snethlage e Gottfried Hagmann. Grande parte do acervo foi reunido a partir da década de 1950, fruto do esforço em conjunto de Osvaldo Rodrigues da Cunha e Francisco Paiva do Nascimento. Os indivíduos são preservados na grande maioria em via úmida (Álcool), contando também com alguns indivíduos em via seco, como é o caso das carapaças e esqueletos dos quelônios. O acervo conta também com amostras de tecido para estudos moleculares. São 58.548 exemplares de répteis e 36.707 exemplares de anfíbios. A coleção de Répteis está representada, na sua grande maioria pelos répteis squamatas (57.140).

Taxonomic range

Compor a base do conhecimento sobre a biodiversidade social e cultural da Amazônia. Testemunhas dos processos evolutivos que construíram esse bioma.

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Sub-collections

The Coleção Herpetológica do Museu Goeldi collection contains these significant collections:

  • Sub-coleção de Amphibia
  • Sub-coleção de Chelonia
  • Sub-coleção de Crocodylia
  • Sub-coleção de Lacertília
  • Sub-coleção de Ophidia

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-06-08 23:28:39.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção Herpetológica do Museu Goeldi collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection