nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

Setor de Herpetologia (anfíbios e répteis): A formação das coleções herpetológicas contou com o trabalho de pesquisadores eminentes, como Alípio Miranda Ribeiro, Adolpho e Bertha Lutz. A coleção de anfíbios conta atualmente com cerca de 90.000 exemplares e a coleção de répteis cerca 30.000 exemplares. Entre holótipos, parátipos e sintipos a coleção anfíbios (MNRJ) conta com cerca de 280 espécies nominais enquanto a coleção Adolpho Lutz (AL-MN) possui com cerca de 70 espécies nominais. A coleção de tipos de répteis possui atualmente cerca de 60 espécies nominais, enquanto a coleção Adolpho Lutz conta com tipos de cinco espécies nominais.

As coleções científicas do Museu Nacional iniciaram-se no século XIX, reunindo o mais importante acervo de História Natural da América Latina. Trabalharam nas coleções do Museu Nacional herpetólogos ilustres como Antonio Pizarro, Adolpho Lutz, Alípio de Miranda Ribeiro, Bertha Lutz e Antenor Leitão de Carvalho. O Setor de Herpetologia abriga as coleções herpetológicas atualmente mais consultadas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação no âmbito da América Latina com uma média de 65 visitantes e 110 empréstimos por ano. Atualmente a coleção de anfíbios conta com mais de 90.000 exemplares devidamente catalogados, sendo o segundo maior acervo da América Latina e a coleção mais representativa em número de espécies e exemplares tipo da América do Sul.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-22 20:20:06.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Anfíbios do MNRJ collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection