nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Setor de Mastozoologia do Depto. de Vertebrados do Museu Nacional / UFRJ abriga a maior coleção de mamíferos do Brasil. Este acervo vem sendo reunido em projetos desenvolvidos por pesquisadores do Museu Nacional e de outras instituições nacionais e estrangeiras, constituindo-se no material testemunho de uma parcela significativa dos estudos em Mastozoologia desenvolvidos no Brasil.

Uma parte significativa da Coleção foi reunida durante as décadas de 1940 e 1950, sob coordenação do Dr. João Moojen, em associação com órgãos de controle de endemias ligados ao então Ministério de Educação e Saúde, principalmente o Serviço Nacional de Peste (SNP) e o Serviço de Estudos e Pesquisas sobre a Febre Amarela (SEPFA). As coleções oriundas destes serviços constituem até hoje o maior e mais bem documentado levantamento mastozoológico feito em território nacional, abrangendo grande parte das regiões Sudeste (SEPFA) e Nordeste (SNP) do Brasil. De não menor relevância são os estudos que vêm sendo desenvolvidos por diferentes equipes de pesquisadores contemporâneos, pertencentes ou não aos quadros da Universidade, para os quais a coleção do Setor de Mamíferos do Museu Nacional tem constituído uma base para o delineamento de projetos, além do repositório natural do material testemunho. A Coleção tem sido a base do material estudado em muitas teses de mestrado e doutorado defendidas no País, assim como de muitas publicações. Constitui escala obrigatória de pesquisadores estrangeiros interessados na Mastozoologia Neotropical e projeta-se como um dos grandes bancos de dados para estudos de biodiversidade brasileira.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2020-06-02 17:11:18.0

Digitised records available through the Atlas

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Coleção de Mamíferos do MNRJ collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection