Descrição

O Setor de Mastozoologia do Depto. de Vertebrados do Museu Nacional / UFRJ abriga a maior coleção de mamíferos do Brasil. Este acervo vem sendo reunido em projetos desenvolvidos por pesquisadores do Museu Nacional e de outras instituições nacionais e estrangeiras, constituindo-se no material testemunho de uma parcela significativa dos estudos em Mastozoologia desenvolvidos no Brasil.

Uma parte significativa da Coleção foi reunida durante as décadas de 1940 e 1950, sob coordenação do Dr. João Moojen, em associação com órgãos de controle de endemias ligados ao então Ministério de Educação e Saúde, principalmente o Serviço Nacional de Peste (SNP) e o Serviço de Estudos e Pesquisas sobre a Febre Amarela (SEPFA). As coleções oriundas destes serviços constituem até hoje o maior e mais bem documentado levantamento mastozoológico feito em território nacional, abrangendo grande parte das regiões Sudeste (SEPFA) e Nordeste (SNP) do Brasil. De não menor relevância são os estudos que vêm sendo desenvolvidos por diferentes equipes de pesquisadores contemporâneos, pertencentes ou não aos quadros da Universidade, para os quais a coleção do Setor de Mamíferos do Museu Nacional tem constituído uma base para o delineamento de projetos, além do repositório natural do material testemunho. A Coleção tem sido a base do material estudado em muitas teses de mestrado e doutorado defendidas no País, assim como de muitas publicações. Constitui escala obrigatória de pesquisadores estrangeiros interessados na Mastozoologia Neotropical e projeta-se como um dos grandes bancos de dados para estudos de biodiversidade brasileira.

Cobertura taxonômica

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no SiBBr.

Estatísticas de uso

Ùltima atualização de metadados em 2019-11-07 17:31:19.0

Registros digitalizados disponíveis através do SiBBr

Procurando... o Número de registros que pode ser acessado através do SiBBr Clique para exibir todos os registros para o Coleção de Mamíferos do MNRJ collection

Nenhum registro está disponível para visualização no SiBBr.

Imagens desta coleção