Herbário da UEMG
Programa Reflora/CNPq
Universidade do Estado de Minas Gerais
Acronym: HUEMGDescription
O Herbário da Universidade do Estado de Minas Gerais - HUEMG, foi criado em 2005 para dar suporte às atividades didáticas, levantamentos florísticos e estudos da vegetação focados na região leste de Minas Gerais, sul Capixaba e noroeste Fluminense. Tem como objetivo manter coleções botânicas regionais afim de: a) documentar a flora regional, estadual e de estados vizinhos; b) servir de base para identificação de plantas; c) apoiar atividade de ensino, pesquisa e extensão do Campus de Carangola; d) propor a execução de projetos de pesquisa específicos; e) garantir estágios para alunos de graduação; e) prestar serviços à comunidade, como identificação de plantas, inventários florestais e levantamentos florísticos; f) manter intercâmbio com entidades congêneres nacionais e internacionais para ampliação do acervo e troca de informações científica.
Os principais centros de coletas do HUEMG são a RPPN Oliveira (Tombos-MG), a área florestal da Mata do Banco (Tombos, MG) o Parque Estadual do Brigadeiro, o Parque Nacional do Caparaó, doze áreas de Áreas Proteção Ambiental Municipais, Florestas na região serrana do Espírito Santo no município de Afonso Claudio, e ainda em todo vale do Rio Carangola. O Herbário HUEMG já possui uma coleção mais de 6.000 exsicatas oriundas de coletas regionais, de projetos científicos e ainda de doação e
intercâmbio entre Herbários, em especial o Herbário VIC, da Universidade Federal de Viçosa. O Bioma com maior número de coletas é o da Mata Atlântica, em áreas de Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa Montana e ainda Campos de Altitude. O HUEMG está situado numa área de mosaico entre várias UCs, entre APAS, Parques Nacionais, Parques Estaduais, RPPNs.
O acervo do HUEMG está distribuído em 166 famílias botânicas, todas dentro do Sistema APG III, sendo as mais representativas: Asteraceae (806 registros), Euphorbiaceae (243), Bignoniaceae (145), Begoniaceae (139), Melastomataceae (125), Orchidaceae (99), Boraginaceae (96), Salicaceae (91), Anacardiaceae (83), Rubiaceae (78), Apocynaceae (77), Celastraceae (77), Erythroxylaceae (55), Amaranthaceae (55), Guttiferae (54), Convolvulaceae (52), Asclepiadaceae (49), Annonaceae (47), Acanthaceae (46) e Gesneriaceae (44). O herbário conta ainda registros de gimnospermas, samambaias, licófitas e briófitas.
Todo o acervo está acondicionado em armários de aço, em um espaço devidamente refrigerado com temperatura monitorada e constante e com desumidificador. Em uma sala separada para preparo e esterilização do material, estão freezer, estufa elétrica, e outros equipamentos necessários para o processamento do material. O acervo é submetido periodicamente a expurgo para fins de prevenir ataques fungos e insetos. O espaço conta ainda com uma sala de Curadoria e para estagiários além de bancada com lupas estereoscópicas.
Citation
No citation information available.
Rights
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non Commercial (CC-BY-NC) 4.0 License.
Usage statistics
Loading...
Digitised records
Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr. This resource was last checked for updated data on 09 Apr 2023. The most recent data was published on 09 Apr 2023.
Click to view records for the Herbário da UEMG resource.Metadata last updated on 2023-04-08 23:30:05.0
