Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann
Programa Reflora/CNPq
Universidade Federal de Rondônia
Acronym: RONDescription
O Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann (RON) foi criado em 2009, pertence ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O botânico João Geraldo Kuhlmann foi escolhido por ter participado das campanhas de coletas da Expedição Rondon no estado de Rondônia.
O herbário está localizado no município de Porto Velho - RO. Tem como principal objetivo registrar a Flora de Rondônia e do Sudoeste da Amazônia.
A maior parte das amostras do acervo foi coletada na área de impacto das Usinas do Madeira (Santo Antônio e Jirau), nos anos de 2009 a 2011. Existe também no acervo cerca de 3.000 amostras coletas pelo projeto PLANAFLORO que realizou inventário em diversos pontos do estado de Rondônia.
Em 2015 começou a receber as amostras do Inventário Florestal Nacional - Rondônia (IFN-RO), o qual realizou coletas em ca. 400 pontos amostrais.
Atualmente o RON possui intercâmbio de amostras com os herbários NY, RB, INPA, MG, CEN, HUEFS.
Geographic Description
Rondônia
Methods
Método de Coleta dos Espécimes
Os espécimes depositados na coleção foram doados para depósito, conservação das amostras. As plantas em muitos casos seguiram métodos de parcela RAPELD ou Inventário Florístico.
As coletas realizadas pela equipe do herbário segue o método de caminhamento de Filgueiras et al. (1994).Método de Conservação das Amostras
Os ramos coletados devem ter até 30cm de comprimento e são montadas em papel branco de 240gr, contendo etiquetas com as informações do local e data da coleta, características da planta, nome e número de coletor e a sua identificação.
As amostras recebem um número de tombo e um código de barra, posteriormente são fotografadas.
Para serem incluídas na coleção elas passam por um congelamento para matar fungos e insetos. Os espécimes são embalados e ficam 3 dias no freezer, 3 dias fora do freezer e mais 3 dias no freezer novamente.
Depois desses 9 dias as plantas entram na coleção e são incluídas no seu ármario.
A coleção está organizada em ordem evolutiva conforme APG IV (2016)Conservação de Coleções Auxiliares
Algumas amostras apresentam frutos muito grandes que não cabem nas exsicatas ou em alguns casos tem muitos frutos. Nesses casos os frutos são armazenados em sacos vedados com naftalina e incluídos na carpoteca.
Amostras conservadas em meio liquido de flores e frutos também são conservados na coleção para auxiliar na análise e identificação das amostras.
Todas as amostras da coleção auxiliares devem conter um espécime depositado no acervo.Identificação das amostras depositadas no acervo
As identificações podem realizadas:
1- Pelo herbário e são subsidiadas por bibliografia especializada (ex. Floras, revisões taxônomicas).
2- Visistas de especialistas em determinado grupo taxonômico (Ex. Douglas Daly especilista em Burseraceae)]
3- Amostras são identificadas via herbário virtual através das suas imagens, nesse caso verifica-se quem é o determinador e caso a determinação seja confiável é atualizada a identificação no banco de dados e depois no espécime.
4- Através de duplicatas depositadas em outros herbários.
Citation
No citation information available.
Rights
This work is licensed under a <ulink url=" https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/legalcode"><citetitle>Public Domain (CC0 1.0)</citetitle></ulink>.
Usage statistics
Loading...
Digitised records
Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr. This resource was last checked for updated data on 12 Apr 2023. The most recent data was published on 12 Apr 2023.
Click to view records for the Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann resource.Metadata last updated on 2023-04-11 23:02:01.0
