nó brasileiro do GBIF SiBBr

Description

O Herbário Pel tem por missão manter amostras de plantas conservadas adequadamente, configurando-se como uma coleção biológica permanente e em constante expansão, disponível para consulta pela comunidade científica e por estudiosos, possibilitando também o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Tem como objetivo estudar e conservar a flora e realizar intercâmbios com herbários nacionais e internacionais. Suas atividades visam auxiliar na formação de recursos humanos e motivar estudiosos de outros campos da ciência e o público em geral a perceber a importância estratégica dos herbários para a ciência e para a conservação ambiental.

O Herbário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criado em 1946 pelo botânico Irmão Teodoro Luis, o qual iniciou uma coleção de plantas junto à Seção de Botânica do antigo Instituto Agronômico do Sul (IAS). Em 1975, o Herbário, através de um convênio, passou da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA) à UFPel, permanecendo desde então, sob a responsabilidade do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia/UFPel. O Herbário encontra-se registrado no Index Herbariorum , sob o acrônimo PEL. Também faz parte da Rede Brasileira de Herbários e da Rede Estadual de Herbários.

O acervo é formado por aproximadamente 27.000 exsicatas e representa a quarta maior coleção de plantas do Estado do Rio Grande do Sul. Ali se encontram depositados exemplares da flora regional e outros, oriundos de diversas coleções particulares e de esforços de coleta de muitos pesquisadores locais e visitantes, doações e permutas.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Plantae.

Geographic range

Trata-se de um registro histórico importante da flora regional na zona sul do Rio Grande do Sul, além de subsídio inestimável à ciência mundial, uma vez que no Herbário Pel estão depositados um grande número de Exemplares-Tipos.

Number of specimens in the collection

The estimated number of specimens in the Herbário PEL collection is 27,000.

Of these 12,000 are databased. This represents 44.4 % of the collection.

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Usage statistics

Metadata last updated on 2019-08-21 19:59:35.0

Digitised records available through the Atlas

The Herbário PEL collection has an estimated 27,000 specimens.
The collection has databased 44.4 % of these (12,000 records).

Looking up... the number of records that can be accessed through the SiBBr Click to view all records for the Herbário PEL collection

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection