Description

Área geográfica representada, pelo fato de a CRHRO ser muito recente, ela ainda é pouco representativa em termos geográficos, sendo mais de 90% de seu acervo advindo do Município de Porto Velho, principalmente da Área de Influência Direta (e AII) da UHE Santo Antônio.

No que diz respeito ao estado atual de catalogação,atualmente somam-se cerca de 3.087 espécimes depositados na CRHRO divididos em duas Classes e três Ordens, sendo estas: ordem Squamata, subdividida nas Subordens Ophidia e Lacertília; ordem Anura e ordem Gymnophiona. Já foram catalogadas 40 famílias e cerca de 130 espécies.

Quanto à diversidade sistemática do acervo, a Classe Amphibia está abrangida por 1612 espécimes de 17 famílias, enquanto a Reptilia por 1235 espécimes de 22 famílias. A Classe Reptilia está representada por três ordens: Squamata (1229 espécimes em 18 famílias), subdividida nas Subordens Ophidia (serpentes) e Lacertilia (lagartos); a ordem Crocodylia está representada apenas por um espécime e a ordem Testudinata por oito espécimes de três famílias; A Classe Amphibia está representada na Coleção por três ordens: Anura (1597 espécimes, 14 famílias) e ordem Gymnophiona (14 espécimes e 2 famílias), Caudata (01 espécime de uma família).

Há algumas espécies relativamente raras com representatividade significante na Coleção, como: Phyzelaphryne miriamae, Potomotyphlus kaupii, Cochranela midas, Bolitoglossa sp., Apostolepsis quinquelineata, Bothrops brazili, Bothriopsis bilineata, Bachia dorbignyi, Uracentron azureum guentherii. Amphisbaena miringoera e Amphisbena cunhai.

A lista de espécies catalogadas e disponível online no Species Link está desatualizada por problemas técnicos que estão sendo resolvidos. Atualmente a CRHO tenha mais de 70% de seus espécimes com dados de coordenadas precisas e algumas com coordenadas da localidade.

Taxonomic range

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2019-06-04 09:54:00.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the SiBBr.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection