Description

Com 725 espécimes tombados em agosto de 2019, 60% de seu acervo é oriundo do município de Porto Velho (de ambas das margens do rio Madeira, principalmente advindos da AID da UHE Santo Antônio) e 23% de municípios próximos situados na zona zoogeográfica ZZ5 – a região central e mais desmatada do estado - particularmente da Floresta Nacional do Jamari localizada em Itapuã do Oeste, de onde provém 21,8% dos espécimes tombados (n=158), principalmente de mamíferos de pequeno porte (62 marsupiais, 47 morcegos e 37 roedores). Os municípios de Candeias do Jamari, Pimenta Bueno, Cabixi, São Francisco do Guaporé, Cacoal, Cujubim, Guajará-Mirim, Jaci-Paraná, JiParaná e Machadinho do Oeste também tem material representativo. Também há material dos estados do Amazonas (Municípios de Canutama e Humaitá) e de Mato Grosso (Comodoro).

Os espécimes depositados na coleção abrangem 9 ordens, 30 famílias, e no mínimo 86 gêneros e 127 espécies. Chiroptera (com 3 famílias, 23 gêneros e 31 espécies é a Ordem com maior riqueza sistemática, representando 24,4% de todas as espécies identificadas tombadas), seguida por Didelphimorphia (1 família, 8 gêneros e 25 espécies),Rodentia (9 famílias, 20 gêneros e 24 espécies identificadas até a presente data) e Primates (5 famílias, 13 gêneros e 22 espécies) são as ordens com maior diversidade sistemática, perfazendo 80,3% das espécies tombadas na coleção. Entretanto, a Ordem Rodentia provavelmente é a que apresenta maior riqueza na coleção visto que há cerca de 20 espécimes sem identificação taxonômica confirmada, principalmente pertencentes ao gênero Proechimys.

Taxonomic range

Kingdoms covered include: Animalia.

Number of specimens in the collection

Click the Records & Statistics tab to access those database records that are available through the atlas.

Metadata last updated on 2019-08-21 17:12:57.0

Digitised records available through the Atlas

No database records for this collection can be accessed through the Sistemas de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira.

No records are available for viewing in the SiBBr.

Images from this collection